O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, esteve reunido com vereadores e prefeitos de Tocantins e do Piauí para articular ações de desenvolvimento social com foco em populações em maior vulnerabilidade. As audiências foram realizadas em Brasília, nesta quarta-feira (23.04).
O titular do MDS e as equipes técnicas da pasta forneceram orientações sobre a adesão de políticas e iniciativas que dão foco à proteção social. Segundo o ministro, o objetivo, a partir das reuniões, é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e, assim, estender e qualificar o atendimento ao público mais vulnerável, em especial, famílias quilombolas e indígenas.
“É fundamental que todos estejamos em diálogo permanente. Além das orientações sobre equipamentos como CRAS e CREAS, colocamos aqui a meta de integrar as ações de agricultura familiar para fortalecer o trabalho no campo, por meio de iniciativas como o Fomento Rural e o Programa de Aquisição de Alimentos”, destacou Wellington Dias.
Durante a reunião, o ministro elencou algumas iniciativas da pasta. “Também podemos trabalhar com o Programa Acredita, que é voltado para o apoio ao emprego e ao empreendedorismo; tirar da fome, mas tirar também da pobreza. Orientei, ainda, que no Programa Minha Casa, Minha Vida a prioridade de atendimento deve ser sempre da população do Bolsa Família, pois é uma prioridade para o presidente Lula tirar as pessoas de lugares precários”, explicou.
Piauí
Nesta quarta-feira, o ministro também recebeu o prefeito da cidade de Parnaíba, Francisco Emanuel Cunha de Brito, e representantes da bancada federal. “Foram apresentadas reivindicações para promover uma melhor estruturação da área social do município. É o que quer o presidente Lula, trabalhar integrado com municípios, estados e com a bancada federal para que a gente possa dar melhores resultados”, salientou Wellington Dias.
O prefeito do município piauiense reforçou o compromisso de integração das ações. “Estamos aqui para somar forças e levar o melhor para o nosso povo, para a nossa cidade e, principalmente, para aquelas pessoas mais humildes. Ajudar a tirar pessoas da situação de vulnerabilidade e dar oportunidades para elas”, disse.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome