Na próxima quinta-feira, 3 de abril, o Ministério da Educação (MEC) realizará o Webinário Adolescências no Mundo Digital. O encontro é voltado para redes de ensino, escolas, professores e professoras dos anos finais do ensino fundamental, pesquisadores e familiares dos estudantes adolescentes. Promovido por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), o evento ocorrerá às 15h (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
O webinário discutirá a adolescência a partir da compreensão sobre as singularidades dessa etapa do desenvolvimento humano e suas diferentes características, conforme os contextos socioculturais e a relação delas com as telas, a partir da análise de aspectos constitutivos que influenciam os modos de convivência e comportamentos, marcados pelo advento das redes sociais de internet. Também irá debater a ampliação da compreensão acerca da adolescência e da importância de uma educação digital e midiática que possibilite a interação mais saudável com as telas e o universo das redes sociais.
A iniciativa faz parte das ações de dois programas do MEC: Estratégia Nacional Escolas Conectadas e Escola das Adolescências. O primeiro garante conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país, além de apoio para a aquisição e a melhoria dos equipamentos presentes nas escolas. Já o programa Escola das Adolescências oferece insumos para a ampliação da qualidade social da oferta educativa dos anos finais do ensino fundamental junto às redes de ensino e escolas.
Participarão do evento a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt; a diretora de Apoio à Gestão Educacional, Anita Stefani; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Básica, Alexsandro Santos; a juíza titular da Vara da Infância e Juventude do Rio de Janeiro, Vanessa Cavalieri; e o jornalista e coordenador do documentário “Silêncio dos Homens”, Ismael dos Anjos.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação