Webinário debate estratégias de prevenção à violência na escola

Foto: Divulgação/MEC

O tema “Estratégias pedagógicas para prevenção das violências nas escolas” foi discutido nesta quinta-feira, 10 de abril, em webinário promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O intuito do encontro foi discutir como práticas e estratégias de gestão da convivência podem contribuir para a promoção de vínculos, de respeito à diversidade, de inclusão, de participação democrática e de construção de uma cultura de paz no ambiente escolar. O evento foi transmitido pelo canal do MEC no YouTube. 

O webinário faz parte da programação da Semana Nacional da Convivência, realizada durante todo o mês de abril com ações voltadas à promoção de um ambiente escolar acolhedor, seguro e respeitoso, que fortaleça vínculos e previna situações de violência nas escolas. A Semana Nacional de Convivência é promovida pela Coordenação-Geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (CGAVE) da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC.  

A abertura foi conduzida pela coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas da Secadi, Thaís Dias Luz Borges Santos. Ela explicou que a Semana da Convivência propõe ações educativas que estimulam o diálogo, o respeito às diversidades e o fortalecimento de vínculos 

É preciso reconhecer que a convivência escolar é um direito, em uma dimensão essencial do processo educativo. Então, é mais do que uma campanha pontual. O debate dessa semana é parte das estratégias pedagógicas do programa Escola que Protege e se conecta diretamente ao Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas (Snave)”, observou. 

Thaís Santos destacou que a prevenção à violência passa pelo investimento nas práticas educacionais que cultivam o respeito, a empatia, a escuta ativa e o protagonismo estudantil. “Quando a gente promove essa pauta em todo país, o que o MEC quer é apoiar as redes e as escolas na construção de um compromisso coletivo com a cultura de paz e na corresponsabilidade com o bem-estar e a formação integral das nossas crianças, jovens e adolescentes”, apontou. 

No encontro, foram compartilhadas práticas pedagógicas e institucionais voltadas à prevenção das violências pelos convidados. Participaram do evento a gerente-executiva de Gestão Pedagógica e Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, Audileia Gonçalo; a diretora do Programa de Políticas Educacionais Warren no Instituto Auschwitz, Clara Ramírez Barat; a conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), Mariana Rosa; e o professor da Secretaria da Educação de São Paulo, Clarino Soares Santos. 

O webinário contou, ainda, com a participação de professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares, equipes técnicas das secretarias de educação, estudantes de licenciatura, organizações da sociedade civil e demais interessados no tema.  

Semana – Com o tema “Eu respeito, você respeita, nós construímos”, a Semana Nacional de Convivência Escolar expressa a compreensão de que a convivência escolar saudável é fruto de uma ação coletiva e contínua, em que cada pessoa tem um papel fundamental na construção de um ambiente respeitoso, seguro e democrático. A frase reforça a corresponsabilidade entre estudantes, educadores, famílias e comunidade na promoção do respeito mútuo e da empatia, reconhecendo que é na interação cotidiana que se constroem vínculos, valores e cidadania, e convida ao engajamento individual e coletivo, apontando que a escola que protege e acolhe é construída diariamente, nas atitudes e nas relações que cultivamos. O respeito, portanto, deixa de ser apenas um conceito abstrato e se torna prática concreta que transforma a escola em um espaço de pertencimento e paz.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

 

Fonte: Ministério da Educação