A apreensão foi feita pelo DOF durante a operação Hórus
Policiais Militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na manhã desta sexta-feira, quatro veículos utilizados para o transporte de 5.850 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai.
A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante bloqueios e patrulhamentos ostensivos na região de Ponta Porã, com a finalidade de combater os crimes transfronteiriços.
Inicialmente os militares abordaram o condutor do veículo Renault Sandero, com placas de Monte Santos de Minas (MG), carregado com 850 pacotes de cigarros de origem estrangeira. O condutor disse que foi contratado para entregar a carga em Nova Alvorada do Sul (MS).
Logo em seguida dois veículos, um Toyota Etios e um Renault Duster Oroch, realizaram manobra de retorno assim que visualizaram o bloqueio policial. Durante o acompanhamento tático, os veículos foram localizados em uma chácara, no Assentamento Itamarati. Três homens tentaram fugir para o matagal próximo, mas foram detidos. No local havia uma GM Montana com rádio instalado. Nos dois veículos também havia rádio de comunicação, instalados.
O condutor do Renault Duster disse ser o proprietário dos cigarros; e que os demais condutores eram os batedores de estrada. No Renault Duster estavam 2.750 pacotes de cigarros e, no Toyota Etios, 2.250. O proprietário da chácara disse que foi contratado para esconder os veículos com o contrabando. O cigarro teria como destino o comércio em Campo Grande (MS).
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Federal em Ponta Porã.