Em continuidade às atividades da 1º Formação para o Transporte Escolar Rural, os veículos que compõem a frota que atende os alunos das escolas do campo da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, passaram por vistoria realizada nesta quinta-feira (02). A novidade neste ano foi a fixação de um adesivo com QR Code com informações do serviço em todos os veículos.
Prezando pela transparência aos pais e responsáveis pelos alunos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), disponibilizou o código nos veículos. Após leitura o usuário é direcionado à uma página onde pode acessar a Resolução do Transporte Escolar Rural, a um número de telefone para tirar dúvidas ou dar sugestões e pode ainda avaliar o transporte.
O trabalho, que teve início com o retorno das aulas pós-pandemia no ano de 2021, verifica as condições físicas dos 91 veículos que atendem os estudantes das unidades escolares localizadas na área rural.
Na quinta realizada a vistoria em 76 veículos de empresas terceirizadas, além de dois veículos próprios da Semed. Na próxima segunda-feira (06), será feita a vistoria dos outros 15 veículos que atendem as unidades mais distantes da área urbana e que, por isso, ocorrerá no município de Nova Alvorada do Sul, a 120 quilômetros da Capital.
“Este é um cuidado extra além da vistoria que já é obrigatória junto ao Detran. Nosso propósito é continuar a garantir segurança no transporte dos nossos alunos no trajeto de casa para a escola e vice-versa”, explicou o Secretário Municipal de Educação Lucas Henrique Bitencourt.
A vistoria do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) é realizada duas vezes por ano e verifica todos os aspectos do veículo – documentação, segurança. Já a vistoria realizada pelos técnicos da Semed é anual e verifica desde faróis e pneus, até o funcionamento do cronotacógrafo e a limpeza do veículo.
“Essa vistoria é mais uma garantia de que o transporte dos alunos das escolas do campo é realizado com segurança pelas empresas que são contratadas para fazer este serviço. Caso sejam encontradas falhas, os devidos ajustes serão feitos em tempo hábil para o início do ano letivo. É a garantia de um transporte escolar de qualidade, com segurança”, afirmou Paulo José dos Santos, coordenador do Transporte Escolar Rural, que atua na Gerência de Orçamento e Execução das Despesas da Semed.