A Ponta Agrotec 2023 chegou ao final. Foram quatro dias cheios de experiências marcantes para todos os palestrantes, produtores rurais, expositores e visitantes da feira.
Palco sobre o ecossistema que envolve o agronegócio, a segunda edição da Ponta Agrotec veio para consolidar o evento como uma das maiores feiras do agronegócio do Centro-Oeste, que nasceu da ideia de tornar a cidade de Ponta Porã, uma das rotas dos grandes eventos nacionais do setor.
Abrindo o dia da programação técnico-científica com o eixo Agricultura Familiar e Inovação, Leandro Oliveira, da Receita Federal de Campo Grande (MS), com a palestra “Projetos de Integração Logística e as possibilidades para o crescimento do agronegócio em MS”.
Para ele, levantar temas sobre os fatores que podem e devem ser feitos para impulsionar o agronegócio no Estado, é essencial. “Discutir a logística do comércio exterior dessa cadeia produtiva, abre um leque de possibilidades fora do país e traz efetivamente um resultado neste nicho. Para trazer ganhos à nação brasileira, a RF é o agente facilitador desse processo”, explicou.
A manhã de palestras seguiu com a “As políticas públicas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar”, com Cristiano Almeida da Conceição, da SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.
“Queremos mostrar que os mercados institucionais podem investir para fazer a comercialização desses produtos alimentícios da agricultura familiar, desde o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa de Aquisição de Alimentos e tantos outros que são de fundamental importância para os agricultores”, disse.
Ainda no período matutino, a feira recebeu as palestrantes Denise Silva, da SED – Secretaria de Educação de MS e Ieda Maria Bortolotto, da UFGD, com as palestras “Povos originários: sobre a diversidade cultural de MS” e “Os extrativistas sustentáveis desenvolvido por mulheres em assentamentos da reforma agrária”, respectivamente.
“Semeando Propósito”, com Mariana Garcia Moreira falou sobre contabilidade, direito e tributação do Agro.
Para fechar com chave de ouro o ciclo de palestras da Ponta Agrotec 2023, o eixo Agricultura Familiar e Inovação, contou com a presença de Osnei Cordova Muniz, da EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Florianópolis (SC), com o “Biodigestor de baixo custo para pequenos produtores rurais”, e ainda Raquel Campos, da engenharia de alimentos da FacFan (UFMS) e André Luís Duarte Gonelli, da UFGD, Dourados (MS).
“Nossa missão é agregar valor aos produtos locais, mantendo nossa biodiversidade, resgatando o que está embutido no alimento, mantendo seu sabor e nutrientes, pensando nos canais de comercialização para os pequenos, médios e grandes produtores rurais”, disse Raquel.
“Da Internet para o Campo: como o marketing digital pode ajudar o Agronegócio”, foi o tema da palestra de Jimmy Cristian Alegre, head creattive da Jimmy Agro, de Dourados/Ponta Porã (MS).
Lançamento Ponta Agrotec 2024
Sucesso na segunda edição, a próxima Ponta Agrotec já tem data marcada para acontecer. Dias 12, 13, 14 e 15 de junho de 2024, acontecerá a 3º Edição da Ponta Agrotec, no Majestic Hall, em Ponta Porã.
O anúncio foi feito pela diretora do Majestic Hall, Adriana Mezher, durante a feira.
“Acreditamos que em cinco anos, a Ponta Agrotec irá se consolidar como a maior feira do país, visto que em apenas dois anos, já temos grandes resultados”, disse.