Turismo registra alta de 7,3% em fevereiro frente ao mesmo período de 2024

Crédito: Freepik

O turismo brasileiro segue crescendo em ritmo acelerado. O setor registrou alta de 7,3% em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o nono resultado positivo consecutivo do mês, impulsionado principalmente pelo aumento na receita de empresas dos segmentos de transporte aéreo de passageiros, agências de viagens e locação de automóveis.

O desempenho expressivo reflete a consolidação da retomada do setor, que também apresentou crescimento na passagem de janeiro para fevereiro (2,9%), após uma retração de 6,1% no primeiro mês do ano. Com isso, o turismo nacional opera 9,7% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020).

Dez dos 17 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional. A contribuição positiva mais relevante ficou com o Rio de Janeiro (3,1%), seguido por Paraná (6,5%), Minas Gerais (1,7%) e Espírito Santo (5,8%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%), Bahia (-3,2%) e Goiás (-5,2%) apontaram as principais perdas do turismo.

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados refletem o compromisso do Governo Federal com o fortalecimento do setor. “Estamos ampliando os investimentos em infraestrutura turística, melhorando a conectividade aérea e promovendo uma experiência cada vez mais qualificada para os viajantes. Os números mostram que estamos no caminho certo e a tendência é de continuidade de crescimento”, destacou.

BIMESTRE – No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o turismo cresceu 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta foi puxada, sobretudo, pelas empresas de transporte aéreo de passageiros, restaurantes e serviços de reservas relacionados à hospedagem.

Treze das 17 unidades da federação analisadas registraram resultados positivos, com destaque para os ganhos de São Paulo (6,1%) e Rio de Janeiro (9,0%), seguidos por Santa Catarina (11,4%), Bahia (6,4%) e Paraná (5,9%). As principais quedas no bimestre foram observadas no Rio Grande do Sul (-5,1%), Mato Grosso (-8,4%) e Alagoas (-4,3%).

PESQUISA – A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE, oferece um panorama detalhado da atividade turística no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações levantadas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que contribuam para o impulsionamento do turismo no país.

Por Lívia Albernaz 

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

 

Fonte: Ministério do Turismo