Tucanos do PSDB estão preparando uma grande revoada. Para onde vão?

Riedel, Marconi Perillo e Azambuja durante encontro em Campo Grande - Redes Sociais

Durante a visita do Governador Eduardo Riedel à Amambai, o pontaporainforma entrevistou o deputado Estadual Antônio Vaz, presidente do Republicanos, um dos partidos que estão conversando com os membros do PSDB a nível de Brasil para tratar de uma possível fusão e desta maneira receber todos Tucanos do Brasil em sua sigla.

Vaz disse que o Republicanos tem hoje 44 deputados federais, sendo que tem outros 18 deputados federais querendo entrar no partido nesta janela de troca partidária.

Com relação ao Estado de Mato Grosso do Sul, o seu partido tem 51 vereadores, neste momento tem 78 diretórios em todos os municípios do estado, então, segundo ele, o Republicanos está muito forte atualmente.

“Neste momento temos uma conversa a nível nacional de o PSDB vir a compor com o nosso partido e também a vinda do governador Eduardo Riedel para o Republicanos, portanto a conversa está bastante adiantada e se acontecer, será bem-vindo, mas ainda é só conversa, estamos esperando os prazos certos e somente então teremos uma definição a respeito desse assunto”, disse o deputado Antônio Vaz.

De acordo com algumas informações, acontecendo a revoada dos Tucanos para o Republicanos, algumas lideranças do partido que estão lá há algum tempo, disseram que poderão trocar de partido, devido a densidade eleitoral que tem o PSDB, ou seja, são bons de votos, momento em que Antônio Vaz disse: “Nosso partido esta bem estruturado hoje no estado, tivemos um crescimento real e estamos com os diretórios bem sólidos, se vier o PSDB, vai crescer ainda mais, pois ter um governador no partido, vários deputados estaduais e federais, e ainda a perspectiva de fazer 4 federais do Republicanos no estado e mais alguns estaduais, para nós o crescimento será ainda maior” disse Antônio Vaz.

Em seguida, a reportagem do site Pontaporainforma procurou sabe do governador Eduardo Riedel, hoje filiado ao PSDB, como vai ficar a situação dele e do seu grupo politico a partir de agora que existe a possibilidade da troca de partido e para qual partido podem migrar.

“A discussão está em andamento e neste mês de abril se define a situação e temos que tomar uma decisão. Estamos em conversas com o Republicanos, Podemos e PSD, informo que, quem está fazendo essas conversações é o diretório nacional do PSDB e vai tomar uma decisão, depois dessa decisão, nós aqui no estado vamos tomar a nossa decisão” disse ele.

Completando, Riedel disse que o grupo do PSDB no estado vai sentar e vai discutir qual melhor caminho a seguir e nesta reunião cada um vai dar a sua diretriz, a sua ação, ou vai em grupo, mas é uma decisão que o partido vai tomar aqui no âmbito regional.

Em Ponta Porã, o PSDB é muito forte, está governando a cidade pelo 5º mandato, sendo os três últimos seguidos, que começou em 2005 com Flávio Kayatt por dois mandatos; em 2016 com Hélio Peluffo Filho e Eduardo Campos e 2024 com a reeleição de Eduardo para um mandato que vai até o final de 2028.

Em contato com o prefeito Eduardo Campos a respeito dessa troca de partido, ou para onde vai o PSDB, e ele enviou a seguinte mensagem: “Oi Tião: Sou daqueles que entendem que política não deva ser uma prática isolada. Como homem de grupo que sou, naturalmente, deverei acompanhar nossa liderança maior. Inclusive, é interesse manifestamente legítimo, que o município de Ponta Porã volte a ter representatividade na política regional e nós devemos colaborar tanto na recondução de nossas lideranças aos postos de comando no Estado, quanto no resgate do espaço que perdemos nos últimos anos”.

O ex-prefeito Hélio Peluffo Filho, uma das lideranças do PSDB na fronteira falando a reportagem do site Pontaporainforma disse que vai aguardar o PSDB estadual se pronunciar, e em breve deverá ter uma reunião no diretório estadual em Campo Grande e vão saber o que fazer.

Hélio Peluffo já havia adiantado que é pré-candidato a deputado estadual e que já esta em sua pré-campanha e por esse motivo está mais precavido em sua resposta, pois existe alguns burburinhos de bastidores que ele poderá migrar para o PP que tem como sua maior liderança a senadora Tereza Cristina.

O Presidente Municipal do PSDB, Secretário de Segurança Candido Gabínio informou ao Pontaporainforma que também esta aguardando o PSDB no estado se manifestar e que haverá uma reunião do diretório estadual dentro de alguns dias.

A redação enviou mensagem, via whasapp, para o presidente do diretório Estadual do partido, o ex-governador Reinaldo Azambuja, mas ele não retornou as mensagens.

Dias atrás, o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, esteve em Campo Grande, se reuniu com o governador Eduardo Reidel, o ex-governador e presidente do PSDB no MS, Reinaldo Azambuja, e deputados estaduais e federais tucanos do estado.

Neste encontro certamente trataram da fusão que o PSDB deve fazer com outro partido político para poder abrigar todos os seus filiados e isso poderá acontecer ainda este ano.

O que se sabe é que o governador Eduardo Riedel quer que essa decisão seja tomada neste mês de abril, para que as coisas já cheguem arrumadas no ano de 2026, onde estarão sendo eleitos, Presidente, governador, dois senadores, deputados federais e estaduais.

Por Tião Prado