TRT-24 alerta para golpe com e-mails falsos sobre processos judiciais

Divulgação

O novo golpe menciona um suposto processo judicial vinculado ao CPF da pessoa, acompanhado de um link para a leitura de documentos

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-24) emitiu um alerta sobre falsos e-mails enviados em nome da instituição. O novo golpe menciona um suposto processo judicial vinculado ao CPF da pessoa, acompanhado de um link para a leitura de documentos.

A fraude foi identificada pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações. O TRT ressaltou que as comunicações oficiais ocorrem exclusivamente por meio de canais institucionais, como o site oficial e o portal do Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Caso haja suspeita de que informações pessoais tenham sido comprometidas, é fundamental alterar as senhas de acesso e informar imediatamente às autoridades competentes”, orienta o órgão.

Nesta quarta-feira (23), a Receita Federal também emitiu um alerta sobre um novo golpe envolvendo um endereço de e-mail falso. De acordo com comunicado divulgado pela unidade da Receita em São Paulo, a tática criminosa pode estar sendo aplicada em outras regiões do país.

Segundo o órgão, os criminosos enviam mensagens eletrônicas informando uma suposta “pendência fiscal”. A mensagem oculta o verdadeiro endereço do remetente, substituindo-o por um e-mail legítimo da Receita Federal. A técnica é conhecida como spoofing (falsificação de identidade), que consiste na manipulação do cabeçalho do e-mail para convencer a vítima de que a mensagem foi enviada por uma pessoa ou entidade confiável.

Fonte: Campograndenews