Tranças africanas: tipos, origens e dicas de como usar


source
Tranças afro
Dziana Hasanbekava

Tranças afro



Embora as tranças africanas sejam vistas muitas vezes somente como estilo e estética, elas já foram instrumentos para identificar tribos, origem, estado civil, riquezas, posição social, religião e, até mesmo, algum problema pessoal na cultura africana. Todas são garantias de estilo e também uma ótima opção para mulheres que estão passando pela transição capilar

Com duração de no máximo três meses, é preciso manter cuidados.  A tradição de trançar o cabelo teve origem na Namíbia, na África, e era prática comum entre as mulheres para se diferenciar das outras tribos da região. No Brasil, as tranças Nagô eram utilizadas para desenhar rotas de fuga para os quilombos. 

No entanto, mesmo existindo os modelos clássicos de tranças, há atualizações e novos modelos, como no caso das adeptas do “marley twists”, também conhecidas como “trança twist”. Os preços, no caso das tranças afro, variam em média de R$150 a R$350, dependendo da região. O processo das tranças é razoavelmente demorado, mas dependendo do número de pessoas que a fazem podem levar de 3 a 6 horas.

Trança Box Braids

tranças afro
trancasdahello

tranças afro



Não existe apenas um tipo de tranças box braids, também conhecidas como Kanekalon. Essas tranças de origem africana são feitas com uma técnica que consiste em unir fibras sintéticas ao cabelo natural. 

Por conta disso, elas podem ser feitas com diferentes materiais, sendo a linha de crochê e o jumbo as mais comuns. Elas são formadas com várias tranças individuais feitas em pequenas mechas quadradas do cabelo, por isso o nome em inglês Box Braids, que significa “tranças em quadrados”.

Penteados com tranças Box Braids

Coque

Coque com trança
Marlon Schmeiski

Coque com trança








Dois coques com parte do cabelo solto

penteado de tranças africanas
Marlon Schmeiski

penteado de tranças africanas


Você viu?


Trança Nagô (trança raiz)

Tranças nagô, raizadas
Reprodução/ Instagram @afrodeusas

Tranças nagô, raizadas


As tranças nagô são as tranças mais antigas, conhecidas por serem feitas desde a raiz, bem presas no couro cabeludo. Elas podem ser feitas com o próprio cabelo ou usando cabelo sintético. Além disso,  pode-se escolher fazer as suas tranças em diferentes formatos, que podem formar desenhos na sua cabeça.


Por conta de serem bem presas ao couro cabeludo, podem se desgastar um pouco mais rápido que outros tipos de tranças e, por isso, exigem manutenção com mais frequência.

Penteados com Trança Nagô

Nagô com entrelace

penteado de trança Nagô
_eduarda_nails_braids

penteado de trança Nagô





 Nagô tiara 

Nagô tiara
braidsdamay

Nagô tiara




Trança Twist

Tranças Twist
Reprodução Pexels

Tranças Twist


Diferente das demais tranças que são feitas com três mechas, as tranças Twist- também chamadas de “Marley Twist”- são feitas unindo apenas duas mechas.  O penteado se baseia em torcer duas mechas de cabelo, uma em volta da outra, e prender as pontas com um elástico. Elas devem ser misturadas entre as mechas naturais para aumentar o tamanho e densidade dos fios.

Diferente da trança Box Braids, que geralmente é feita com jumbo, lã e kanekalon, as twists são feitas apenas com o produto marley.

Penteados com trança Twist

divisão em triângulo

Divisão em triângulo
afroo_tranca

Divisão em triângulo



Fonte: IG Mulher