Os jogadores do 2 de Mayo chamam de Preto o noivo e futuro pai dos filhotes de Tesapara.
15/05/2019 06h – Por: Tião Prado com informações da Cronica
A cachorra que foi adotada como mascote do Clube Esportivo 2 de Mayo da cidade de Pedro Juan Caballero, Paraguai, conhecida pelo nome de Tesapara, não é uma cachorra qualquer. De cor amarela, olhos azuis e muito gentil passou a ser conhecida no clube e na cidade, depois que se tornou conhecida em todo país e também no Brasil, devido as matérias publicadas no Jornal A Cronica de Assunção, no site Pontaporainforma de Ponta Porã e até do Jornal O Globo que enviou uma equipe para fazer uma reportagem com o animal e mostrar o seu dia a dia.
Dentro do Clube 2 de Mayo se comenta que depois da saída do técnico Jara Saguier, em fevereiro, Tesapara ficou muito triste e até deprimida. Acontece que entre o profissional do futebol e o animal de estimação da equipe se criou uma relação intensa de amizade e parceria, uma vez que o animal acompanhava os treinamentos do dia a dia dos jogadores dentro do estádio Rio Parapiti e claro, no momento das partidas, o animal estava sempre ao lado do treinador, dando o apoio necessário.
E assim se passava os dias, podendo ser no momento do tereré, na hora do lanche e até no momento das refeições do elenco, a mascote estava sempre por perto, e com algumas mudanças que ocorreram no clube essa rotina mudou também e isso afetou um pouco o relacionamento com o elenco nortenho.
Com a ida do técnico Jara Saquier para o Clube Santani, a tristeza quase abateu a Tesapara, mas isso desapareceu quando apareceu no estádio Rio Parapiti o ‘Preto’, um cachorro grande, forte, com olhos também claros, ganhou a simpatia de Tesapara e um novo relacionamento acabou nascendo entre os dois.
Segundo a direção do clube, jogadores e funcionários, pelo visto foi amor a primeira vista e após o período de namoro e noivado o relacionamento ficou sério e o novo ‘casal’ já estão se preparando para a chegada dos novos ‘bebês’, pois a cadela está grávida e com um barrigão bem grande, o que com certeza será uma ninhada muito grande e virão muitos cachorrinhos.
PRETO, vai ser papai
Claro que Preto não teve vida facil no seu inicio de relacionamento, uma vez que Tesapara, como sendo mascote do principal Clube do norte do país, teve que encarar uma aproximação com todos do clube, mas o diretor Reinaldo Cáceres disse que o animal soube de sair bem, e tratou a todos com muito respeito e educação e a partir daí, ganhou um nome, um local para dormir, mas eles perceberam que todo final de tarde o cachorro se retira do clube e vai para a sua casa, pois deve morar por perto do estádio, mas eles perceberam que depois da gravidez de Tesapara ele passou a morar no estádio sempre ao lado de sua ‘esposa’.
Cáceres disse que depois que correu os comentários de que Tesapara está gravida, muitas pessoas entraram em contato com o clube querendo ganhar de presente um filhote da ‘mascote’ famosa, mas ele disse: “Vamos esperar o nascimento dos filhotes para ver como vamos fazer, porque os pedidos são muitos” completou.
A reportagem procurou saber qual a atenção que o animal está recebendo, momento em que Cáceres disse que ela está sendo muito bem assistida por médicos veterinários: “Aqui em Pedro Juan tem uma médica veterinária que é responsável pelo atendimento a nossa mascote e não falta nada a ela”.
Disse também que eles estão vendo a possibilidade de castrar o animal logo após o parto, e segundo ele, a médica veterinária acha essa possibilidade meio perigosa devido a idade do animal, que deve ter mais de 7 anos de idade, mas que eles vão esperar um pouco para depois chegar a um acordo e assim evitar nova gravidez.
O pedido do técnico:
O antigo técnico do 2 de Mayo, Carlos Jara Saguier, falando com a reportagem da Cronica, disse que não pode se esquecer de Tesapara e que ela passou a fazer da sua vida, porque onde está sempre as pessoas perguntam a respeito do animal, e fez uma confidência: “Agora que estou sabendo que ela esta grávida, vou falar com o pessoal lá do clube para eles guardarem um filhote para eu trazer junto de mim, será um Tesapara’í, para mim”, disse ele.
Disse também que já tinha sido informado pelos diretores do clube que ela tinha se apaixonado e acrescentou: “O cão é um animal muito nobre, ele tem muitos sentimentos e me disseram que depois que sai do clube ela me procurava todos os dias por todos os cantos do estádio”.
O treinador disse que quando voltar a Pedro Juan Caballero, para fazer um passeio, estará fazendo uma visita especial a sua antiga assistente de trabalho e amiga de todos dias, a Tesapara.
O novo tecnico:
O Clube Esportivo 2 de Mayo, neste ano de 2019 conta com um novo treinador , é Edegar Aranha” Denis, que disse que a sua relação com o animal não é igual ao do antigo técnico, Carlos Jara Saguier, mas isso se deve ao fato que os jogadores estão treinando no dia a dia em outro local, e só vão ao estádio no dia de jogos oficiais, então o contato fica restrito a dias de jogo, e como tudo é muito corrido, não consegue uma aproximação com a mascote do Clube Tesapara.


