01/10/2015 15h30
O CD também será disponibilizado para download gratuito pela página oficial da banda.
Divulgação: Dora Nunes
A banda fronteiriça Surfistas de Trem, que recentemente gravou seu primeiro álbum completo, intitulado Moderna Música da Fronteira, realiza neste final de semana o lançamento do trabalho nas cidades de Amambai e Dourados. Na sexta, 02/10, o show de lançamento acontece em Amambai, no salão de festas da AABB, a partir das 21 horas, na festa de encerramento da Semana Acadêmica de Ciências Sociais da UEMS.
No domingo, 04/10, a banda se apresenta em Dourados, lançando o trabalho no projeto Música Encena, da Prefeitura Municipal de Dourados. O show acontece no Teatro Municipal de Dourados, a partir das 19 horas, as entradas para o show custam sete reais. Além da banda Surfistas de Trem, se apresenta também no mesmo projeto, a cantora douradense Ebling.
O CD Moderna Música da Fronteira foi gravado em 2014, em Campo Grande e contou com a produção musical de Alex Cavalheri e participação de renomados músicos do estado, sendo este financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC/MS).
O líder da banda, João Caetano ressalta a importância do FIC, para que conseguissem gravar o primeiro disco profissional; “Foi graças ao FIC/MS, que conseguimos gravar este CD. Ficaria impossível arcar com as despesas, uma banda independente como a nossa dificilmente tem condição financeira para pagar toda a produção de um disco profissional, somos gratos a Fundação de Cultura de MS e ao Governo do Estado de MS, por terem acreditado no nosso trabalho, que visa mais do que tudo, ser um trabalho de fortalecimento da identidade cultural da fronteira”.
Apesar da boa repercussão do disco junto ao público e a crítica, ainda não existe uma data marcada para o lançamento na fronteira. Sendo assim, a partir deste mês de outubro, a banda decidiu disponibilizar o CD para download gratuito na sua página oficial no Palco MP3. A banda ainda lamenta a falta de oportunidades de mostrar o trabalho aqui na fronteira, uma vez, que segundo eles o trabalho é feito principalmente para os “fronteiriços”.
“O conceito do CD, da nossa banda em geral, sempre foi à exaltação da nossa fronteira, sua cultura, seu cotidiano e um pouco de suas peculiaridades. Queremos além de homenagear os fronteiriços, chamar a atenção do público em geral, para a “fronteira cultural”, um ambiente único e diferente que é a fronteira. Infelizmente, apesar do apoio que o Governo do Estado e a Fundação de Cultura do MS, nos deram para a gravação do CD, não temos recebido apoio do poder público local, para que possamos divulgar esse trabalho. Não vemos interesse, principalmente dos políticos locais, em se quer conhecer o trabalho, quanto mais apoiar um show de lançamento aqui em Ponta Porã e/ou Pedro Juan Caballero. É uma situação frustrante, ver que o poder público em Campo Grande, Dourados, Amambai, Corumbá e outras cidades tem interesse em conhecer e divulgar o nosso trabalho, e nossa própria terra, a homenageada, se quer tem interesse em conhecer o trabalho. Mas tudo bem, continuamos na luta.” – ressaltou o líder João Caetano.
Apesar da falta de incentivo a banda segue trabalhando e divulgando o CD de forma independente, com a previsão de lançamento de um clipe ainda este ano. Os Surfistas de Trem são; João Caetano (Vocal), George Parah (Bateria e percussão), Alexandre Parra (Guitarra), Cleyto Vieira (Guitarra), Renan Dorta (Baixo) e Jean Caetano (produção musical).