Song Plus DM-i estreia tecnologia híbrida da BYD no Brasil

Song Plus chega em breve, e é mais uma opção com tecnologia plug-in no mercado nacional
Divulgação/BYD

Song Plus chega em breve, e é mais uma opção com tecnologia plug-in no mercado nacional

A BYD apresentou oficialmente o Song Plus DM-i no Brasil , o primeiro modelo híbrido da marca no país, que até então oferecia quatro veículos de passeio, todos 100% elétricos .

O modelo conta com a tecnologia DM-i , que prioriza funcionamento do veículo em modo elétrico . De acordo com a BYD , o sistema utiliza apenas energia elétrica em deslocamentos de pequenas distâncias, e quando necessita, o motor a combustão entra em ação. São três modos de funcionamento: EV , HEV paralelo , e HEV em série .

O modo EV é o 100% elétrico , e é acionado quando o veículo está em baixas e médias velocidades. O Modo HEV paralelo aciona o motor a combustão , mas trabalhando somente para gerar energia para as baterias , priorizando sempre a utilização do motor elétrico para mover o veículo.

No caso do terceiro modo, o HEV em série , só entra em funcionamento em altas velocidades , e tanto o motor elétrico quanto o motor a combustão trabalham para manter a velocidade do veículo, mas de forma eficiente, sempre buscando economia de combustível.

Segundo a BYD , a tecnologia DM-i pode acelerar a adoção de veículos eletrificados no país, já que permite o uso do motor sem emissão de poluentes na maior parte do tempo, e caso seja necessário , o motor a combustão entra em funcionamento para aumentar o alcance e também a potência .

O motor a combustão funciona no ciclo Atkinson , possui 1.5 litros de capacidade e gera até 110 cv de potência   e 135 Nm de torque , enquanto o motor elétrico produz 179 cv de potência e 316 Nm. O SUV alcança os 100 km/h em 8.5 segundos e tem autonomia 100% elétrica de 51 km , e no modo híbrido , ultrapassa os 1000 km de alcance, aferidos no ciclo NEDC .

As baterias possuem 8,3 kWh , e podem ser recarregadas em 2,5 horas, utilizando um equipamento de corrente alternada de 3,3 kW.

O desenho do Song Plus é assinado pela equipe de design da BYD , liderada por Wolfgang Egger, ex-head de design da Audi e Michele Jauch-Paganette, ex-head de design da Mercedes-Benz .

Segundo a fabricante, a linha de design é batizada de “Dragon Face 3.0” que lembram um dragão com os olhos abertos. Segundo a marca, essa assinatura visual mescla a elegância dos sedãs e dinamismo dos SUVs .

O Song Plus DM-i mede 4.705 mm de comprimento , 1.890 de largura e 1.680mm de altura , com 2.765 mm de entre-eixos e peso de 1.700 kg.

O modelo ainda conta com 574 litros de capacidade no porta-malas , que pode ser expandido para 1.477 litros , após o rebatimento dos bancos. A abertura da tampa traseira pode ser realizada por botão na própria peça, na porta do motorista, ou na chave do veículo.

Interior segue padrão de outros modelos da BYD no Brasil, mas tela multimídia é fixa, ao contrário do Han e Tan
Divulgação/BYD

Interior segue padrão de outros modelos da BYD no Brasil, mas tela multimídia é fixa, ao contrário do Han e Tan

No interior , a tela multimídia de 12,8 polegadas chama a atenção, e é complementada com um cluster também digital . Os bancos são de tecido Premium sustentável , e possuem ajustes elétricos , aquecimento e ventilação para os ocupantes dianteiros .

O ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico , carregador de celular por indução , entradas USB e saída de ventilação para os ocupantes traseiros, são itens que complementam o conforto na cabine.

O Song Plus ainda conta com controles de tração e estabilidade , assistentes de partida em rampa e também descida, além de sensor  de estacionamento e ponto cego , câmeras 360º e controle de cruzeiro adaptativo .

O modelo chegará ao Brasil custando R$269.990,00, e estará disponível em versão única , com cinco opções de cores: Vermelho, Preto, Cinza, Branco e Azul.

A BYD ainda oferece garantira de cinco anos ou 200 mil km rodados para o sistema elétrico , plug-in e chassis, e no caso das baterias , a garantia é de oito anos ou 200 mil km.

Fonte: IG CARROS