Cinco deles continuam internados após treinamento do Exército em Bela Vista.
Sobe para 89 o número de militares que procuraram atendimento médico após apresentarem sintomas de infecção viral. Os militares passaram mal após participarem de um treinamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado, no município de Bela Vista, a 323 quilômetros de Campo Grande. O surto de Influenza está sendo investigado pelo Exército Brasileiro (EB), assim como a morte do soldado Vinicius Ibanez Riquelme, de 19 anos, que passou mal após participar da atividade de campo.
Dos 89 militares, cinco permanecem internados nesta sexta-feira (3). Todos passaram mal depois de um treinamento entre recrutas que resultou na morte de Vinícius Ibanez Riquelme, de 19 anos, no último sábado (27).
Em nota, o 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado informou que três militares tiveram alta e passam bem. O caso segue em investigação pelo Exército.
Morte
O militar Vinícius Ibanez Riquelme de 19 anos, faleceu no último dia 27 de abril, após ser internado em estado grave, apresentando sintomas de diarreia e desidratação.
Horas antes de constatar a morte, o jovem estava em um treinamento no 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Bela Vista.
Conforme informações apuradas pela reportagem, o jovem participava de um treinamento de vários dias no campo, onde são simuladas ações de combate, com exercícios físicos e primeiros socorros.
Após passar mal, o soldado foi encaminhado para enfermaria do comando, mas depois de apresentar grave quadro de saúde e desindratação, teve que ser encaminhado ao Hospital São Vicente de Paula, onde foi diagnosticado com infecção generalizada.
Devido a gravidade, o jovem precisou ser encaminhado para a Santa Casa de Campo Grande, onde não resistiu aos ferimentos e morreu no último sábado (27).
Vacinação
Preocupados com o alto casos de infecções virais entre os militares no município, o Exército junto com a prefeitura de Bela Vista decidiram aplicar vacinas contra a Influenza para todo o efetivo do 10º Regimento.
No caso sobre as denúncias de possíveis excessos durante o treinamento que acabou na morte de Vinícius, a Brigada afirma que foi aberto um procedimento administrativo e que as causas estão sendo apuradas.
“”Foi aberto um procedimento administrativo para investigar sua possível ocorrência por parte de militares envolvidos no treinamento. O Exército Brasileiro é intransigente no combate a abusos ou desvios de conduta, e garante que, se tais práticas ocorreram, todas as responsabilidades serão rigorosamente apuradas”, declarou em nota.
Fonte: Correio do Estado