Servidores do MPA recebem treinamento para uso de novo aplicativo para realização de vistoria de embarcação

Nos dias 26 e 27 de março, professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estiveram no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para ministrar um treinamento voltado a servidores da Secretaria de Registro e Monitoramento da Pesca (SERMOP). O objetivo era capacitá-los no uso do novo aplicativo que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade para agilizar o processo de regularização da embarcação. 

 O aplicativo está sendo projetado para otimizar as vistorias de embarcações, muitas vezes realizadas em locais remotos por todo o Brasil. Uma de suas principais funcionalidades é a operação offline, permitindo que os vistoriadores públicos realizem o trabalho mesmo sem conexão com a internet e façam o upload dos dados após retornarem das atividades em campo.  

 Para garantir a eficácia da ferramenta, os professores da UFSM realizaram uma escuta técnica com engenheiros de pesca e oceanógrafos, identificando as funções essenciais para a rotina de vistorias. Além disso, foram abordadas questões de segurança de dados, prevenção contra golpes e aprimoramento da eficiência no registro das informações. 

 O professor Alencar Machado, que participa do desenvolvimento do aplicativo, destacou os principais desafios do projeto. Segundo ele, o primeiro obstáculo é o curto prazo para entrega da ferramenta. Outro desafio mencionado é a alta especificidade técnica do projeto, que exige um profundo entendimento das particularidades do setor de pesca e do processo de registro de embarcação. 

 O professor é otimista quanto ao impacto do novo sistema. “A gente espera que existam processos com informações mais qualificadas. A nossa esperança é que a análise da documentação possa ser mais rápida, e que a gente tenha menos erros no processo. O pontapé inicial desse processo, que é a vistoria, vem mais padronizada e com mais qualidade”, reforçou. 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura