A Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), por meio da sua ENASP (Escola Nacional de Serviços Penais), está orientando a todos os servidores do sistema penitenciário brasileiro para se cadastrarem ou atualizarem o cadastro do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), tendo em vista que o acesso é bloqueado após três meses sem ser utilizado.
Segundo a Senappen, o ciclo 2024 do Bolsa Formação está em fase final para ser lançado. Para não ficarem de fora dessa oportunidade, os servidores federais e estaduais devem estar com cadastro atualizado para acesso à plataforma SINESP-SEGURANÇA, que poderá tem uma alta demanda após o lançamento do benefício.
O Projeto EaDuque-se disponibilizará de educação à distância com a proposta de oferecer um ambiente virtual de aprendizagem aos servidores das carreiras penais do país e reunindo cursos com temas voltados à execução penal digna e justa que se pretende consolidar no Estado brasileiro.
Solicitação de acesso
O novo cadastro ou a atualização é um procedimento contínuo que pode ser feito a qualquer tempo pelo servidor interessado. Todo o processo é on-line e cada Estado possui servidores responsáveis pela validação dos acessos. Dúvidas podem ser dirimidas nas escolas de Serviços Penais, academia ou instituição congênere de cada estado.
Fonte: AGEPEN – MS