23 C
Ponta Porã
segunda-feira, 1 de julho, 2024
InícioMeio AmbienteSegunda equipe da Força Nacional desembarca no Pantanal

Segunda equipe da Força Nacional desembarca no Pantanal

Mais 42 agentes se juntaram as equipes de Corumbá, nesta sexta-feira (28)

Quarenta e dois militares que integram a Força Nacional chegaram ao Pantanal de Corumbá, município sul-mato-grossense a 418 quilômetros de Campo Grande, no fim da tarde desta sexta-feira (28). As equipes irão como reforço no combate aos incêndios florestais que assolam o bioma há mais de 80 dias.

Como no dia anterior, a frota de combatentes foi apresentada à imprensa. A dificuldade permanece a mesma, segundo o titular do Corpo de Bombeiros, coronel Frederico Reis: deslocamento e permanência.

Até o momento, Mato Grosso do Sul já investiu R$ 50 milhões em equipamentos e ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. O estado conta com duas aeronaves Air Tractor, cada uma capaz de lançar 3 mil litros de água, além de novos equipamentos e veículos para auxiliar os bombeiros.

Desde o início das operações, em abril de 2024, 415 bombeiros militares foram mobilizados para o Pantanal, utilizando sete caminhões de combate a incêndio e 25 caminhonetes equipadas.

Mais cedo, o governador Eduardo Riedel (PSDB) descartou a necessidade de ajuda internacional. “O governo federal teve uma resposta absolutamente imediata. O planejamento permitiu isso e estávamos mobilizados. Na segunda-feira, eu conversei com o ministro da Defesa e com o ministro da Justiça pedindo o KC-390 que está aí. É uma tecnologia brasileira, um dos maiores aviões do mundo preparado para combate a incêndio”.

A aeronave Millenium, é considerada o cargueiro mais rápido e moderno do mundo. A bordo estavam 19 tripulantes da FAB (Força Aérea Brasileira) e mais 13 militares.

O KC-390 tem a capacidade de lançar 12 mil litros de água a cada passagem. á os aviões Air Tractor são do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e podem auxiliar no transporte de 1,8 mil a 2,5 mil litros de água.

Fonte: Campograndenews