
Brasília (DF) – A Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, em parceria com UNOPS – Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, promoveu capacitação dos profissionais que atuarão na cooperação técnica estabelecida entre o Governo Federal e o organismo da ONU.
O curso “Mapeamento e Gestão de Riscos e o Instrumento Plano Municipal de Redução de Riscos como Estratégia de Mitigação e Prevenção de Riscos e de Desastres para Adaptação às Mudanças Climáticas”, contou com a participação do instrutor Leonardo Andrade de Souza, coordenador-geral da Cooperação SNP/UNOPS.
A cooperação técnica com a UNOPS foi assinada pelo presidente Lula em novembro de 2024 e tem como meta a elaboração de 120 Planos Municipais de Redução de Riscos em todo o Brasil, com investimentos de mais de R$78 milhões.
Curso
Foram abordados temas como a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC); as principais metodologias e aplicações das cartografias geotécnicas de suscetibilidade, perigo e risco; os instrumentos de planejamento urbano e territorial relacionados ao mapeamento e gestão de riscos geológicos e hidrológicos e a importância da participação social, comunicação de risco, governança e propostas de Ações Estruturais e não estruturais no âmbito do Plano Municipal de Redução de Riscos.
“O PMRR é um instrumento estratégico para a prevenção e a redução de riscos e desastres nos municípios, especialmente em áreas urbanas periféricas. A parceria SNP/UNOPS garantirá a elaboração de planos integrados, priorizando o desenvolvimento e a implementação de estratégias e metodologias inovadoras, adaptadas as características locais e as diferenças regionais do país”, afirma Leonardo Andrade de Souza – coordenador-geral da Cooperação SNP/UNOPS.
A iniciativa visa não somente a redução dos riscos geológicos e hidrológicos, mas também a criação de infraestrutura urbana e social mais verde e resiliente, tendo como principal pilar a coprodução de conhecimentos e soluções. “O curso é mais uma importante etapa para avançarmos na implementação desse projeto que atenderá município em todo Brasil com foco no conhecimento e na redução de riscos de desastres”, concluiu Rodolfo Moura, diretor do Departamento de Mitigação e Prevenção de Risco da Secretaria.
Os PMRR
Os Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) desempenham um papel fundamental no conhecimento técnico sobre os riscos presentes no território municipal e na identificação de áreas prioritárias para investimentos em intervenções estruturais e não estruturais, visando mitigar os riscos identificados.
A meta da Secretaria Nacional de Periferias é contratar 200 PMRRs até́ 2026, com o objetivo de apoiar a gestão e redução de riscos nos municípios.
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades