Representantes de municípios gaúchos beneficiados com recursos federais para a reconstrução da rede de saúde afetada pela tragédia climática no Rio Grande do Sul conheceram, no mês de março, as possibilidades de apoio oferecidas pelo Unops, organismo da ONU especializado em infraestrutura. O suporte é viabilizado por meio de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e o Unops, com o objetivo de acelerar a recuperação da infraestrutura do SUS no estado.
O acordo com o Unops abrange 101 obras em 33 municípios gaúchos, além da construção de 12 unidades, ainda a serem definidas. Para fazer parte da iniciativa e receber o apoio técnico, o município contatado pela entidade deve manifestar interesse com a maior brevidade possível.
Em uma próxima etapa, equipes do Unops e do Ministério da Saúde realizarão visitas técnicas para elaborar diagnósticos e definir as melhores formas de apoio. O organismo da ONU dará apoio técnico para questões como a revisão de orçamentos de obra, adaptação de projetos aos terrenos, elaboração de estudos técnicos preliminares, apoio à elaboração de termos de referência, planejamento de licitações e obtenção de licenças e outros documentos.
“O Governo Federal segue firme no compromisso de reconstruir a rede de saúde do Rio Grande do Sul com agilidade e qualidade. Essa parceria com a ONU representa mais um passo importante para garantir que os municípios afetados pela tragédia climática de 2024 tenham suporte técnico e infraestrutura adequada para atender à população. Estamos trabalhando para que cada recurso investido resulte em unidades de saúde mais seguras, modernas e preparadas para enfrentar desafios futuros, garantindo o direito à saúde de cada gaúcho e gaúcha, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O acompanhamento personalizado do Unops está sendo ofertado por uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros, advogados e gestores com experiência na execução de obras públicas. Eles estão alocados em Porto Alegre e farão visitas frequentes aos municípios contemplados no acordo, garantindo o melhor apoio para a recuperação da infraestrutura de saúde local. Além do apoio técnico para as obras, a entidade atuará no fortalecimento institucional das secretarias municipais de Saúde.
Investimentos e ações em andamento
O Governo Federal vai financiar ao todo 283 propostas de ações voltadas à reconstrução do SUS no estado do Rio Grande do Sul, entre elas estão a reforma de 50 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 9 hospitais, a construção de 27 UBSs e quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a aquisição de equipamentos para 191 UBSs e 28 unidades hospitalares, totalizando um investimento de R$ 26,6 milhões. Do total, R$ 8 milhões já foram repassados.
Ministério da Saúde,
com informações da UNOPS
Fonte: Ministério da Saúde