Será realizada, na próxima terça (22) e quarta-feira (23), em Brasília, a Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da População LGBTQIAPN+. O evento é apoiado pelo Ministério da Saúde e será uma oportunidade para que pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não-binários e de outras identificações (LGBTQIAPN+) criem propostas de saúde pública para tornar suas condições de trabalho mais saudáveis e seguras.
“Falar de direitos humanos e não incluir o debate sobre práticas antidiscriminação e a urgência de eliminar o desrespeito e a exclusão da classe trabalhadora LGBTQIAPN+ seria um grave equívoco. Essa conferência trará propostas muito importantes para ampliar a mesa dos direitos humanos nos ambientes, relações e processos de trabalho”, afirma o coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Luís Henrique da Costa Leão.
A atenção à saúde dos trabalhadores mais vulnerabilizados – como os submetidos à discriminação – está prevista na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT). Pessoas LGBTQIAPN+ comumente sofrem agravos à saúde decorrentes de situações de preconceito, assédio, exclusão ou violências nos ambientes de trabalho.
Diretrizes e propostas serão construídas por meio da participação popular e levadas por pessoas delegadas eleitas à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), que acontece em agosto na capital federal.
Rumo à 5ª CNSTT
A Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT) permite à população brasileira contribuir diretamente na construção de políticas públicas de saúde relacionadas ao trabalho, bem como pautar as ações do governo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
A 5ª CNSTT será realizada de 18 a 21 de agosto, em Brasília-DF, e tem como tema a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, com três eixos:
- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
- As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
- Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social. Saiba mais sobre o calendário completo, documentos e demais informações sobre a 5ª CNSTT.
Daniel Zimmermann
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde