Com a inclusão de modalidades da mente na lista do Comitê Olímpico Internacional, indicando a possibilidade de integrarem o quadro competitivo dos Jogos Olímpicos no futuro, práticas populares desse segmento ganharam ainda mais destaque entre os brasileiros nos últimos anos.
Os esportes da mente, para quem ainda tem muito conhecimento sobre o assunto, são modalidades que exigem dos melhores competidores alto nível de habilidade intelectual e rápido raciocínio lógico. Alguns exemplos são: xadrez, poker (ao vivo e online), eSports, sinuca, go, gamão, dentre outros.
Sendo que, no Brasil, há três categorias populares que aproveitaram muito bem a era digital e atualmente são praticadas por milhões de brasileiros na internet; como você poderá conferir logo na sequência:
- Poker online;
- Xadrez;
- eSports.
Poker online
Esporte da mente de cartas mais popular no Brasil, o poker online é conhecido, principalmente, por seu ritmo rápido e facilidade de acesso. Além disso, sua essência digital possibilita uma rápida distribuição de cartas aos jogadores e contagem automática de fichas; características essas que atraem cada vez mais novos competidores para a modalidade.
Hoje, segundo dados fornecidos pela Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), há mais de 7 milhões de praticantes de poker no Brasil.
Vale destacar, também, que os jogadores de poker online podem disputar partidas em várias mesas simultaneamente, permitindo a participação em mais de um torneio ao mesmo tempo.
No Brasil, há diversas séries de eventos diários de poker online em grandes plataformas especializadas. E um dos eventos mais prestigiados pelos jogadores nacionais é o dinâmico Knockout Poker, que pode ser disputado nos seguintes formatos de torneios: Turbo, Hiper-Turbo e Regular.
Xadrez
Um dos jogos de tabuleiro mais antigos de todos os tempos, o xadrez é jogado e prestigiado por diversos povos há séculos. Sendo que, nos últimos anos, a maior integração da modalidade ao universo digital e a outros fatores como o sucesso da série de streaming “O Gambito da Rainha” (Netflix) contribuíram para que a modalidade crescesse em vários países, inclusive o Brasil.
INSERT IMAGE HERE >>> https://images.unsplash.com/photo-1529699211952-734e80c4d42b?q=80&w=2071&auto=format&fit=crop&ixlib=rb-4.0.3&ixid=M3wxMjA3fDB8MHxwaG90by1wYWdlfHx8fGVufDB8fHx8fA%3D%3D >>> PHOTO by “Randy Farth” >>> Unsplash >>> Public domain
Inclusive, não é exagero algum afirmarmos que o cenário digital contemporâneo transformou a forma de aprendizado e interação das novas gerações junto a esse esporte da mente.
Assim como no poker, sites especializados oferecem uma variedade de recursos para xadrez, desde jogos entre amigos em tempo real até aulas, análises de partidas e diversos torneios.
Essa transição para o meio digital não apenas facilitou o acesso ao xadrez, como também proporcionou novas formas de aprendizado e desenvolvimento para jogadores recreativos e profissionais. E, de alguma forma, isso também contribui para o maior volume de torneios do xadrez tradicional em todo o Brasil.
Já que, além das grandes capitais do nosso país, em várias cidades do interior, como a exemplo de Ponta Porã, o xadrez passou a estar inserido na programação de eventos dos municípios de forma frequente.
eSports
O segmento de eSports (esportes eletrônicos), impulsionado pelo desenvolvimento tecnológico e o aumento de jogadores em todo o mundo, se tornou uma indústria multibilionária nos últimos anos.
No Brasil, o maior mercado de esportes eletrônicos da América Latina, os eSports tomaram proporções gigantescas. Um levantamento realizado pela conceituada Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024, no qual 13 mil pessoas foram entrevistadas, revelou que 73,9% dos entrevistados gostam de jogar games digitais. Deste montante, 82,1% revelaram conhecer a modalidade de eSports.
Além do mais, é válido ressaltar que aproximadamente 50% do gamers brasileiros praticam eSports no Brasil. E a maioria dos jogadores tem como plataforma de jogo preferida o celular, desbancando consoles e PCs na preferência do público.
Por fim, dentro do cenário competitivo de esportes eletrônicos em nosso país, temos algumas equipes e jogadores entre os melhores do mundo. Podemos tomar como exemplo o time da FURIA Esports, que além de estar entre as maiores potências do game Counter-Strike, tem em seu elenco o craque Kaike “KSCERATO” Cerato, eleito o 19º melhor jogador do mundo em 2023.