“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra” (Ap 3.10).
Há uma promessa do Senhor, aos que guardam a sua Palavra! O líder da igreja de Filadélfia, representa os servos fiéis de Cristo, que serão guardados da hora da tentação que há de vir sobre o mundo para tentar os habitantes da terra. Jesus disse que será um período de grande aflição: “porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais” (Mt 24.21).
Antes de acontecer essa hora da tentação, o Senhor arrebatará a sua igreja, e o mundo será liberado para o anticristo se manifestar. O anticristo será um homem com poderes vindos de Satanás para tentar os que rejeitaram Jesus, não vivendo de acordo com o seu evangelho; preferiram viver no pecado: “E, agora, vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que, agora, resiste até que do meio seja tirado; e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E, por isso, Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira, para que sejam julgados todos os que não creram a verdade; antes, tiveram prazer na iniquidade” (2ªTs 2.6-12).
Enquanto essa hora não chega, as pessoas que ainda não fazem parte da igreja, têm a oportunidade de se arrepender dos pecados e se converter a Cristo, fazendo parte da igreja; e assim, quando chegar a hora da tentação, ser guardado da Grande Tribulação! A hora da tentação, será um período de julgamento de Deus sobre o mundo, sobre as pessoas que rejeitaram Jesus, e sofrerão o juízo de Deus! Será um tempo de ira do Senhor: “Porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?” (Ap 6.17).
O Senhor Jesus livrará a igreja da ira: “E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura” (1ªTs 1.10). A igreja não está condenada: “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele” (1ªTs 5.9,10). “Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5.9).
A igreja do Senhor é composta de cristãos, que entregam sua vida a Jesus Cristo; que vivem em comunhão com seu evangelho servindo o Reino de Deus. Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (Rm 8.1). O Senhor, os conhece: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Ap 3.8). “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo mundo, para tentar os que habitam na terra” (AP 3.10).
O Senhor Jesus, livrará a sua igreja fiel, os seus servos, santos, justos, que praticam os seus ensinamentos: O arrebatamento é para os que guardam a Palavra!
A salvação é de graça! É pela fé! Dom de Deus! Recebemos a salvação sem merecimento! Por mais que nos esforcemos, por mais que pratiquemos religião, que demos esmolas e ajudemos pessoas carentes, não merecemos! Deus nos perdoa e nos salva porque nos ama: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9).
Quem crê em Cristo, basta clamar por Jesus, que será salvo: “E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar” (Jl 2.32). “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2.21). “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13). Assim fez o malfeitor crucificado ao lado de Jesus (Lc 23.42,43).
A salvação é de graça; Jesus assumiu os pecados de toda a humanidade! Mas o arrebatamento é para os servos do Senhor; os santos, os justos, os fiéis vigilantes, os que fazem a vontade do Pai (Mt 7.21; 12.50 e Lc 13.27; 2ªTs 2.10).
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16).
Haverá salvação até a vinda de Jesus, após o governo do anticristo, após a Grande Tribulação; até o fim haverá possibilidade de ser salvo! O que pode acontecer da pessoa não ser salva é o caso de não crer; de se deixar ser marcado com o nome ou o número do nome do anticristo e adorar a sua imagem:
“E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome” (Ap 14.9-11).
Porque o anticristo vai marcar os que são seus e de Satanás: “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Ap 13.16,17).
A noiva: Mt 25.1-13; 2ªCo 11.2; 1ªTs 4.17. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).
Assim como no dilúvio, quem se preparou, foi livrado da ira; quem não creu e quem creu mas não se preparou, não foi livrado do juízo, não foi guardado da ira de Deus:
“Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mt 4.17). “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2.38). “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” (AT 3.19).
——————-
“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24). “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nos assim: que, se um morreu por todos, logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou” (2ªCo 5.14,15).
Muitos creem em Cristo e são batizados, mas não se sujeitam a Deus obedecendo a sua Palavra; podem ser salvos, pois Jesus pagou o preço para todos que crerem serem salvos; mas, para serem arrebatados, precisam amar a Deus, fazendo a vontade de Deus, que é se arrependendo, se convertendo, renunciando ao pecado: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus” 1ªCo 6.9,10).
————-
A Bíblia diz que haverá salvação aos que creem até a segunda vinda de Cristo, mesmo após a Grande Tribulação; se a pessoa invocar o nome de Jesus, será salva, pois só invoca quem crê: “Como, pois, invocarão aquele a quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14).
Diz a profecia: “E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como o SENHOR tem dito, e nos restantes que o SENHOR chamar” (Jl 2.32). “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13).
Durante os sete anos de governo do anticristo, após o arrebatamento da igreja, os anjos do Senhor assumirão a função de pregar o evangelho da salvação aos que ficarem: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap 14.6,7).
Os habitantes da terra, estarão sendo pressionados a serem marcados, e a adorarem a imagem do anticristo. E um anjo do Senhor estará alertando a todos que resistam ao anticristo e se entreguem a Cristo para não perderem a vida eterna com Deus: “E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro” (Ap 14.9,10).
Na Grande Tribulação, as pessoas serão marcadas e forçadas a adorarem a imagem do anticristo, para poderem fazer suas transações financeiras; sem a marca, não poderão comprar nem vender nada; e serão perseguidos e mortos: “Ele faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na mão direita ou na testa, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Ap 13.16,17).
Quem se deixar ser marcado, perderá a salvação: “E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoraram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome” (Ap 14.11).
Há uma promessa aos justos e fiéis, de serem arrebatados pelo Senhor, antes da ira de Deus: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1ªTs 4.16,17).
Haverá salvação até a segunda vinda de Jesus; mas a igreja será arrebatada antes!
Por Eloir Vieira