Qual é a Igreja de Cristo? , por Eloir Vieira

“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

Jesus, mudou o nome de Simão Barjonas, para Pedro, por ter recebido a revelação de Deus, de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo! Jesus disse a Pedro que construiria sua igreja fundada sobre esta pedra (Mt 16.15-18). Um edifício é alicerçado sobre pedra, ou rocha; e Jesus disse que a sua igreja seria edificada sobre esta pedra se referindo a Ele próprio, não a Pedro como muitos atribuem. Jesus alimenta e protege a igreja das forças do mal: “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

Jesus é a cabeça da igreja (Ef 5.23). O corpo da igreja é formado pelos membros (cada pessoa que crê): “Porque somos membros do seu corpo” (Ef 5.30). Jesus é a Pedra: “E bebiam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1ªCo 10.4). Disse Pedro aos principais do povo e aos anciãos de Israel: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina” (At 4.11).

A igreja é fundada em Cristo, não em pessoas ou denominações: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1ªCo 3.11).

Os membros do corpo da igreja de Cristo, são templos vivos onde habita o Espírito Santo, não na denominação: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1ªPe 2.5). A igreja de Cristo não é um templo construído por mãos humanas chamado de Igreja: “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens” (At 17.24).

A igreja do Senhor é uma grande congregação composta de muitos membros (pedras vivas), que se encontram espalhados no mundo congregando em diferentes denominações. O Senhor Jesus, Cabeça da igreja, conhece cada membro do corpo. E quem é membro da igreja de Cristo, se aparta do pecado, obedecendo ao seu evangelho: “Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade” (2ªTm 2.19).

É Deus que leva as pessoas à Cristo: “Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (At 2.47). Todos que creem, Jesus acolhe e salva: “Tudo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (Jo 6.37). Esta é a verdade: “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 5.24). Não importa em qual instituição cristã a pessoa congrega; nem se foi a primeira ou segunda denominação; importa crer e obedecer ao evangelho do Senhor!

Eloir Vieira