33 C
Ponta Porã
sexta-feira, 20 de setembro, 2024
InícioPolíciaPublicada contagem de tempo de serviço dos servidores da Agepen para fins...

Publicada contagem de tempo de serviço dos servidores da Agepen para fins de promoção funcional por merecimento

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20.9) a contagem de tempo de serviço dos servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). A contagem é relativa ao tempo de serviço, computado até 31 de dezembro de 2023.

Conforme a publicação realizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração) em conjunto com a Agepen, foi divulgada a média do triênio 2021, 2022 e 2023, para efeito de promoção funcional por merecimento, conforme constante no anexo único deste Edital, com fulcro nos artigos de 31 a 36, da Lei n. 4.490, de 3 de abril de 2014 e Lei 5.846 de 30 de março de 2022. Além disso, também foi divulgado o quadro de vagas disponível na carreira.

De acordo com a Divisão de Recursos Humanos da Agepen, a contagem refere-se à última mudança de letra. Em caso de discordância desta publicação, quanto à omissão do nome do servidor ou quanto ao cômputo do tempo de serviço, o interessado, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, deverá preencher o Requerimento para correção de contagem de Tempo de Serviço – para fins de Promoção Funcional, disponível no site da AGEPEN, ou comparecer diretamente na Divisão de Recursos Humanos da Agepen para preenchimento e protocolo do respectivo recurso. Ou clique aqui e acesse o documento.

Nesse mesmo prazo de 5 (cinco) dias, apresentar comprovante de certificado de conclusão de curso de capacitação, nos casos de concorrer à quarta, terceira e segunda classes, e na concorrência à primeira classe, certificado de especialização, para efeito de análise pela Comissão de Avaliação da Promoção Funcional.

De acordo com a legislação vigente, para que os servidores da Agepen sejam promovidos por merecimento, além de cumprirem um tempo mínimo de 1.095 dias desde a última promoção ou de ingresso na carreira (para aqueles que ainda não foram promovidos), é necessário atender a diversos critérios estipulados nos artigos 31 a 36 da Lei 4.490/2014. Estes critérios incluem:

  • Obter pelo menos 70% dos pontos totais na média da avaliação anual de desempenho dos últimos três anos.
  • Não estar em estágio probatório.
  • Não ter usufruído licença superior a 120 dias, consecutivos ou não, sob qualquer título, exceto licença maternidade, no período de apuração.
  • Não estar cedido para órgão ou entidade pública fora do Poder Executivo Estadual durante o período de apuração.
  • Não ter cumprido penalidade de suspensão disciplinar até sua reabilitação.
    • Não ter seis ou mais faltas não abonadas ou não justificadas nos seis meses anteriores à data de apuração.
  • Não ter registro de penalidade de repreensão nos últimos doze meses.
    • Não estar afastado para exercício de mandato classista.

Também é necessário possuir curso de capacitação específica ou especialização na área de atuação nos casos elencados em lei. Para promoção à Quarta, Terceira e Segunda classes, são exigidos ter graduação de nível superior e capacitação específica da Escola Penitenciária, cursada até 31 de dezembro do ano anterior. Para a Primeira Classe e Classe Especial, precisa ter graduação de nível superior e curso de pós-graduação na área de atuação. Importante pontuar que o servidor precisa apresentar na DRH esses comprovantes de realização de curso específico ou de pós-graduação.

Para mais informações, acesso o Diário Oficial e confira a listagem, a partir da página 161 (clique aqui)

Fonte: AGEPEN – MS