Professora expõe fotografias de aves e paisagens das estradas da fronteira

24/06/2016 14h30

A exposição acontece durante a XIV Semana Acadêmica de História e a IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais.

Divulgação: Dora Nunes

Um dos destaques na programação da Semana Acadêmica conjunta promovida pelos cursos de História e Ciências Sociais na unidade universitária da UEMS de Amambai é a Exposição “Caminhos e Cliques” que mostra fotografias tiradas pela professora dos dois cursos Suzana Arakaki.

As fotos são de paisagens, aves e das estradas da região, percorridas diariamente pela professora que mora em Dourados e ministra aulas na unidade.

Suzana diz que fotografar paisagens, aves, estradas, foi uma forma de, ao mesmo tempo, tornar a viagem mais agradável e chamar a atenção para as belezas existentes na região e a necessidade de conservação dos recursos naturais.

São tantas viagens para atender aos compromissos na unidade universitária de Amambai que o acervo de fotos ficou volumoso.

“É uma exposição de fotografias feitas durante meu percurso de Dourados a Amambai. São fotos das estradas esburacadas, sem acostamentos para os indígenas. Além é claro de fotos de aves. É a minha forma de fazer ciência cidadã, unindo beleza e o sentido da conservação ambiental”, afirma Suzana, que publica boa parte do material fotográfico nas redes sociais”.

As fotos são observadas por vários biólogos e acabam servindo de fonte para que eles realizem pesquisas sobre as aves. O biólogo Alyson Vieira de Melo, que fotografa aves no Brasil inteiro e mora em Bonito, disse o seguinte: “o trabalho de Suzana faz parte de qualquer forma de ciência cidadã que, ao final, em muitos casos, chega ser igual ou até mais importante do que algumas pesquisas tradicionais”.

A exposição acontece durante a XIV Semana Acadêmica de História e a IX Semana Acadêmica de Ciências Sociais. O endereço da unidade da UEMS de Amambai é R. José Luís Sampaio Ferraz, 1133 – Centro.

Nivalcir Almeida

Professora expõe fotografias de aves e paisagens das estradas da fronteira