Processos para residências Médica e Multiprofissional atraem mais de 700 candidatos de 13 estados

Os processos para os programas de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tiveram mais de 700 candidatos inscritos de 13 estados do país. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 05 de fevereiro.

A Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Sesau teve 138 inscrições homologadas de candidatos de Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Rondônia e Paraíba. Para o processo de 2023 estão sendo ofertadas 39 vagas com bolsa de R$ 12.641,26.

Criado em 2017, o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Sesau já formou 38 especialistas na área e hoje é considerado como referência nacional para a formação desses profissionais.

Atualmente, o Município conta com 65 residentes atuando em 11 Unidades de Saúde da Família espalhadas pela cidade. Nos últimos anos houve um incremento no número de preceptores e, com isso, aumentou a oferta de vagas nessa especialidade.

Já o processo para a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Sesau teve 566 inscrições homologadas para concorrer a uma das 47 vagas ofertadas com bolsa de R$ 4.106,09.

O maior número de inscritos é para a área de Enfermagem (297), seguido da Odontologia (69),  Psicologia (59),  Fisioterapia (50),  em Serviço Social (36), Farmácia (27), e Educação Física (22). Há candidatos de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pernambuco, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Sesau foi credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação em 2019, tendo então iniciado a primeira turma em março de 2020. Formaram na primeira turma 68 especialistas: Educação Física (05), Enfermagem (30), Farmácia (12), Fisioterapia (03), Odontologia (10), Psicologia (02) e Serviço Social (06).

A primeira turma iniciou com 76 residentes, enquanto que a segunda e terceira, que estão em andamento, iniciaram com 47 residentes, sendo atualmente as bolsas ofertadas e financiadas integralmente pelo Ministério da Saúde.

O Município conta com 41 residentes de primeiro ano e 34 residentes de segundo ano, proporcionando humanização, qualidade e melhor atendimento à população.

A relação das inscrições homologadas e todas as etapas previstas no edital devem ser  acompanhadas pelo site da Secretaria Municipal de Saúde. 

Fonte: Prefeitura de Campo Grande – MS