O Projeto Alô Maria da Penha é uma das iniciativas do MPMS que buscando ampliar o acesso das vítimas à informação e aos serviços de proteção.
A 2ª Promotoria de Justiça de Amambai abriu Procedimento Administrativo para acompanhar as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no município. A iniciativa vai monitorar as medidas preventivas adotadas, com destaque para a implementação do Projeto Alô Maria da Penha.
O objetivo é garantir a efetividade das ações de proteção e apoio às mulheres vítimas desse tipo de crime diante dos altos índices de feminicídio e violência de gênero em Mato Grosso do Sul.
Para fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher, a 2ª Promotoria de Justiça de Amambai conta com o apoio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEViD) e do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER).
O Projeto Alô Maria da Penha é uma das iniciativas do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul que buscando ampliar o acesso das vítimas à informação e aos serviços de proteção.
Existe uma preocupação específica com a comunidade indígena, na qual os índices de insegurança para as mulheres são altos. “O município de Amambai possui uma das maiores populações indígenas do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo de extrema importância um olhar interseccional no enfrentamento à violência de gênero, exigindo atuação diferenciada e prioritária destinada aos grupos mais vulneráveis”, declara a Promotora de Justiça Lenize Martins Lunardi Pereira.
Fonte: Midiamax