Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, realiza um trabalho de contenção da erosão no Rio São João Mirim, mais precisamente na região da ponte localizada na Rua México. No sentido à cabeceira do rio, há uma erosão que precisa receber tratamento adequado para evitar que todo o barranco vá parar dentro do rio.
Em diversos locais, principalmente nas áreas de proteção ambiental, tem sido um desafio para o Município, já que o descontrole com as remoções de árvores e construções irregulares nas áreas de risco, precisamente nas “beiras de rio” potencializam problemas como erosão.
Dessa forma, a Secretaria de Obras iniciou um projeto para mitigar essas erosões com a utilização de pneus velhos. A solução é inovadora, já que utiliza um insumo (pneu) que é um problema para nossa fronteira. Esse projeto piloto visa a reutilização desses pneus para resolver problemas ambientais, dando utilidade para um material que seria descartado sem reaproveitamento.
Para o Secretário Municipal Adjunto de Obras e Urbanismo Joanílson dos Santos Silva, a solução é prática e vai resolver o problema. “Tínhamos uma erosão e estamos arrumando lá, testando uma nova solução com a reutilização de pneus velhos para quebrar a força da água. Desta forma, atuamos contra o descarte irregular e solucionamos o problema de erosão no Rio São João Mirim”, destacou.
* Diretoria de Comunicação