O programa teve início no ano de 2005 em Ponta Porã e nos anos seguintes foi implantado em Aral Moreira, Antônio João e Laguna Carapã.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, já formou mais de 20.000 (vinte mil) alunos de escolas públicas e particulares nos município que abrangem a área de atuação do 4º Batalhão de Polícia Militar.
O programa teve início no ano de 2005 em Ponta Porã e nos anos seguintes foi implantado em Aral Moreira, Antônio João e Laguna Carapã, atendendo alunos das escolas urbanas, rurais e indígenas, nestas as aulas são ministradas na língua Tupi-Guarani.
Neste ano de 2023 já foram firmados convênios com as escolas Mappe e a Rede Elite Ponta Porã, o Comando do 4º BPM e a Coordenadoria do Proerd pretendem expandir o programa para todas as escolas do município, porém é necessário que estas manifestem o interesse e firme o convênio, através de um Termo de Cooperação.
Nesta segunda-feira (13/03) os alunos da Rede Elite Ponta Porã aprenderam na primeira lição, a identificarem um problema, analisar as opções e optarem pela melhor escolha, aquela que trará melhores resultados. Um dos princípios do Curriculum “Caindo na Real” é fazer com que os alunos façam as melhores escolhas, utilizando o Modelo de Tomada de Decisão Proerd.
Os alunos participam ativamente das aulas, que são ministradas com o auxílio de um livro e com a presença do professor. Atualmente o 4º BPM conta com três instrutores: Sgt. PM Paulina, Sgt. PM Augusto e Sgt. PM Cristian.
FONTE: PM MS