Ponta Porã: Paço Municipal sedia palestra sobre autismo

Mês da Conscientização do Autismo contou com várias palestras educativas

25/04/2019 14h50 – DN

A prefeitura de Ponta Porã sedia nesta sexta-feira, dia 26, palestra educativa enfocando o Mês de Conscientização do Autismo, tendo como ponto alto das atividades ciclo de debate com a participação das profissionais Bárbara Modesto (psiquiatra infantil), Karen Mendonça Teotônio (neutopediatra) e Cristina Lima Bortolin Forte (psicóloga) que estarão colocando em pauta as principais ações no dia a dia frente ao autismo.

O ciclo de palestras é aberto ao público e acontecerá no auditório do Paço Municipal. O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) reúne quatro desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância: Transtorno Autista, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Generalizado do Desenvolvimento Não-Especificado, e Síndrome de Asperger.

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais DSM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção. Embora todos os portadores de TEA partilhem estas dificuldades, cada uma delas será afetada em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares.

Apesar de ser comumente chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.

O ciclo de palestras tem início programado para as 07h30, no auditório da prefeitura de Ponta Porã, nesta sexta-feira, e é aberto ao público.

Ponta Porã: Paço Municipal sedia palestra sobre autismo