21.1 C
Ponta Porã
terça-feira, 22 de outubro, 2024
InícioPonta PorãPonta Porã lança Edital de Chamamento público para Pareceristas

Ponta Porã lança Edital de Chamamento público para Pareceristas

Ponta Porã publicou nesta segunda feira 05/08 no Diário Oficial do Munícipio o Edital 001/2024 de Chamamento Púbico para credenciamento de pareceristas de pessoas física e pessoa jurídica (MEI) com a finalidade de credenciar profissionais que irão atuar na avaliação de projetos objetos artísticos e culturais dos editais 02, 03, 04 e 05/2024, que pleiteiam recursos do Plano Nacional Aldir Blanc administrados pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã.


Os interessados em participar poderão conferir o regramento, prazo de inscrição, objeto, valores e demais informações na integra no Edital 001/2024.


Ponta Porã recebeu um montante de R$669.143,16 (seiscentos e sessenta e nove Mil, cento e quarenta e três reais e dezesseis centavos) que serão distribuídos em 05 (cinco) editais de fomento a arte e cultura seguindo o Plano de Ação e o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) construído por meio de 02 (duas) escutas púbicas com participação dos fazedores de cultura do município de fronteira, sendo apresentado e encaminhado pela Gerência de Cultura ao Ministério da Cultura.


As metas do Plano de Ação preveem, Editais de Fomento à Cultura nos vários segmentos artísticos; Obras, Reformas, e Aquisição de Bens Culturais; Subsídio e manutenção de espaços e organizações culturais e Política Nacional da Cultura Viva.


Conforme programação do Comitê Técnico da PNAB em Ponta Porã, os demais editais deverão ser publicados ainda no mês de agosto de 2024.


PNAB


A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi criada pela Lei nº 14.399 em 2022 para impulsionar a cultura em todo o país. Ela destina recursos até 2027, representando uma oportunidade única de fortalecer o financiamento cultural entre os diferentes níveis de governo.


A PNAB é uma oportunidade histórica de estruturar o sistema federativo de financiamento à cultura mediante os repasses da União aos Estados, Distrito Federal e Municípios de forma continuada.