O Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais se prepara para iniciar as atividades no ano de 2023. A Diretoria da entidade aguarda a formalização de um Termo de Cooperação com o Município de Ponta Porã para dar início aos trabalhos de atendimento a cerca de 100 alunos matriculados.
O Termo é um documento que dá o respaldo legal para que a Prefeitura propicie ao Centro as condições de atendimento profissional. Os trabalhos são feitos por profissionais das áreas da Educação, saúde e Assistência Social, cedidos pelo Município.
A Equoterapia consiste numa das maiores ações sociais que beneficiam a comunidade fronteiriça. Fruto de uma parceria envolvendo o Exército Brasileiro por meio do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado e Prefeitura de Ponta Porã, atende crianças e adolescentes.
A Associação do Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais desenvolve suas atividades desde abril de 2008, com uma parceria entre Exército e Prefeitura Municipal de Ponta Porã-MS, com cedência de profissionais das Secretarias de Saúde; Educação, Esporte, Cultura e Lazer e também da Assistência Social;
A diretoria do Centro de Equoterapia Princesinha dos Ervais divulgou um balanço das atividades desenvolvidas no ano passado. “Temos muitas conquistas para destacar. Tanto no atendimento das crianças e seus familiares como na regularização da parte administrativa”, afirma Karen Costa, vice-presidente da entidade.
Segundo ela, no ano passado foi possível regularizar a situação do CN`J, promover a renovação da diretoria, atualização do Estatuto, criação do Regimento Interno, do Livro Ata, Livro Caixa e ainda estabelecer parcerias contábil e jurídica que garantem amparo legal nas iniciativas da entidade. “Todas estas medidas foram feitas para regularizar a situação e permitir que pudéssemos captar recursos junto a empresas privadas e órgãos públicos”, explica Karen.
Ela destacou ainda a impetração de acordo de cooperação anual com a Prefeitura e impetração da participação nos conselhos municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
O trabalho desenvolvido pela equipe contribuiu para que o Centro de Equoterapía Princesinha dos Ervais voltasse a protagonizar um excelente trabalho em benefício da população. Tudo coordenado pela diretoria. “Destaco aqui o papel da nossa presidente Carolina Espindola de Jesus Saikonnem e da diretora social, cultural e pedagógica, Fannyliz Alvarenga de Oliveira Tibcherani, pela excelência do trabalho desenvolvido. Infelizmente não contamos mais com a Fannyliz, a partir deste ano, uma vez que ela vai cuidar de projetos pessoais. Mas quero destacar o excelente trabalho desempenhado por ela na nossa entidade. Nossa eterna gratidão”.
Cabe destacar que a Prof. Dra. Fannyliz Alvarenga de Oliveira Tibcherani
é proprietária da Arcanjos Consultoria Educacional LTDA que desenvolve consultorias nas áreas de Gestão em RH e educacional; para empresas, acadêmicos, famílias; é CEO da plataforma Florescer Mulher Digital; Ministra palestras e treinamentos, mentorias, nas áreas de Administração; Inteligência Emocional; Motivacional; Saúde Mental; Educacional e em demais áreas com parcerias com diversos profissionais especialistas em áreas diversas, para atender necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional.
AÇÕES
Para este ano o objetivo da entidade é formalizar o quanto antes o Termo de Cooperação com o Município. A entidade solicitou este Termo no começo de dezembro do ano passado e aguarda a finalização dos procedimentos por parte da Prefeitura. “Também queremos ajustar o decreto de criação da equoterapia em Ponta Porã. E vamos fazer nossa inscrição no CEBAS, para que possamos pleitear e receber doações e apoio de órgãos governamentais na esfera federal”, frisou Karen.
BENEFÍCIOS
A prática da Equoterapia objetiva benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais de pessoas com deficiências físicas ou mentais e/ou com necessidades especiais, e está indicada para os seguintes quadros clínicos, tais como: Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; Sequelas de traumas e cirurgias; Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; Distúrbios de aprendizagem e linguagem.