O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região realizará o evento com tema “Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo no Brasil: Atuação Interinstitucional”, no dia 30 de outubro, no auditório da faculdade Magsul de Ponta Porã.
O evento gratuito contará com a palestra da delegada Anelise Schlickmann Mariano (PF) e do delegado Lucas Sato Gamez (PF), sobre o “Trânsito e Tráfico de Pessoas na Fronteira Brasil/Paraguai e Brasil/Bolívia”; painéis temáticos; e uma rodada de conversa.
Em 2023, 3.190 trabalhadores foram resgatados de situação semelhante à escravidão, o maior número registrado nos últimos 14 anos. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que apontam 87 trabalhadores resgatados em Mato Grosso do Sul, no curso de nove operações realizadas no estado.
De acordo com informações do Ministério Público do trabalho de Mato Grosso do Sul (MPT), em junho deste ano, cinco trabalhadores foram resgatados de condições análogas à trabalho escravo enquanto executavam atividades de corte e carregamento de madeira de eucalipto em uma fazenda na zona rural de Ponta Porã.
O evento será realizado de forma híbrida e é destinado a magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias e ao público externo (advogados; acadêmicos da região de fronteira).
Serviço: Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo no Brasil: Atuação Interinstitucional
Data: 30 de outubro
Horário: 14h às 18h30 e 19h30 às 21h
Modalidade: Híbrida (presencial e telepresencial) – Auditório da faculdade Magsul de Ponta Porã
Inscrições: presenciais até o dia 22 de outubro e telepresenciais até o dia 29 de outubro, no Sistema da Escola Judicial.
Com informações do MPT/MS e MTE