Ponta Porã: 4º BPM intensifica ações de combate ao Mosquito Aedes aegypti

Nos últimos anos, a dengue tem se mostrado um grave problema de saúde pública em diversas regiões do Brasil. E, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, medidas eficazes de prevenção devem ser tomadas.

Preocupado com essa situação, o Comando do 4º Batalhão de Polícia Militar em Ponta Porã, tem buscado parceria com a secretaria Municipal de Saúde que disponibilizou agentes de endemia para uma palestra sobre a prevenção do mosquito da dengue. A atividade foi voltada para os Policiais Militares, buscando conscientizá-los sobre a importância de manter hábitos de higiene e limpeza em suas casas e locais de trabalho, a fim de evitar a formação de criadouros do inseto.

Durante a palestra, os agentes de endemia destacaram a necessidade de combater os focos de água parada, que são os principais locais de reprodução do mosquito. Dessa forma, é importante manter recipientes como baldes e garrafas virados para baixo, eliminar pneus velhos e outros objetos que possam acumular água e, ainda, limpar regularmente piscinas e reservatórios de água.

Além disso, a palestra também abordou a importância de se proteger contra as picadas do mosquito. Os agentes de endemia destacaram a necessidade de usar repelentes, usar roupas longas e claras, além de instalar telas em portas e janelas.

É fundamental que cada cidadão faça a sua parte no combate à dengue, mantendo a higiene e a limpeza em sua casa e seu ambiente de trabalho e, ainda, adotando medidas de proteção para evitar as picadas do mosquito. Somente assim, poderemos evitar a proliferação da doença e garantir uma vida mais saudável para todos.

Assessoria de Comunicação do 4ºBPM/CPA 1