A Cabo PM Silvana Morato, integrante do 4º Batalhão de Polícia Militar, se destacou recentemente ao ser escolhida para integrar “Operação SHAMAR“, uma ação conjunta de âmbito nacional que tem como principal objetivo combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres, bem como o feminicídio. Promovida pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, essa operação destaca o importante papel das Polícias Militares Brasileiras no enfrentamento desses crimes tão graves.
A “Operação SHAMAR,” que em hebraico significa ‘guardar,’ ‘proteger’ e ‘cuidar,’ foi deflagrada em todo o país no dia 21 de agosto e seguirá até o dia 15 de setembro. A iniciativa visa fortalecer o combate à violência de gênero, colocando em prática a premissa de cuidado e proteção às vítimas.
No contexto de Mato Grosso do Sul, a Polícia Militar (PMMS) intensificará o policiamento ostensivo nas cidades do Estado. Isso incluirá ações preventivas e de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como iniciativas comunitárias e visitas a locais de risco. Tudo isso será fundamentado em uma análise criminal e estatística precisa, permitindo um atendimento imediato e um apoio total às vítimas desses crimes. Além disso, a PMMS colaborará estreitamente com outros órgãos estatais, assegurando uma resposta coordenada e eficaz a essa grave questão social.
A participação da Cabo PM Silvana no âmbito da Operação SHAMAR destaca o compromisso e a competência do 4º Batalhão de Polícia Militar em promover a segurança. Essa operação, sem dúvida, contribuirá para uma sociedade mais segura e igualitária, onde todas as mulheres possam viver sem o medo da violência doméstica e do feminicídio.
Assessoria de Comunicação do 4º BPM/CPA1