Polícia Civil inaugura Sala Lilás em Ponta Porã e Dourados

Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul inaugurou na quinta-feira, 27/06, mais duas salas lilases, uma em Ponta Porã e outra em Dourados. As unidades foram instaladas no plantão, para que possa atender as mulheres, crianças, adolescentes e idosas vítimas de violência, também no período noturno e nos finais de semama. 

Participaram das solenidades, autoridades civis e militares, municipais, estaduais e federais. Em Dourados, a cerimônia ocorreu em frente do prédio da DEPAC (Delegacia de Pronto Atendimento)/1ª DP. Já em Ponta Porã, aconteceu na frente do plantão da 1ª DP.

Ao todo já foram implemantadas 43, sendo 40 em municípios que não possuem Delegacias de Atendimento à Mulher (DAM) e três nos plantões das cidades que sediam as regionais da Polícia Civil, onde já possuem DAM. O objetivo é possibilitar atendimento 24 horas para as vítimas que precisarem. 

A Sala Lilás é fruto de uma parceria entre o Estado e o Municípios, projetada para proporcionar um ambiente acolhedor, o espaço oferece móveis confortáveis, televisão e brinquedos para as crianças. O objetivo é acolher e encorajar as vítimas a denunciar os crimes, enquanto seus filhos se distraem sob a supervisão das mães.

“Queremos que as vítimas tenham um atendimento acolhedor, em local específico não só durante o dia, mas também no período noturno. Um atendimento humanizado, separado das demais ocorrências que atendem as delegacias’, explicou do Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lucio.

De acordo com o Secretário Executivo de Segurança Pública – Coronel Wagner Ferreira da Silva, a implantação da Sala Lilás gera uma mudança de comportamento em todos os componentes que atuam na rede de apoio e também na população. Parafraseando Michael Jordan, o coronel reforçou que “Talento vence jogos, mas só time vence campeonatos. E nesse jogo duro que travamos pela violência doméstica, já estamos com um grande time, formado por vários parceiros, com um bem comum, que é combater e enfrentar este problema que é gravíssimo na nossa sociedade”.

Até o momento, já foram instaladas Salas Lilás nos seguintes municípios: Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Água Clara, Amambai, Caarapó, Bonito, Terenos, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Deodápolis, Glória de Dourados, Costa Rica, Angélica, Ladário, Camapuã, Eldorado, Iguatemi, Bandeirantes, Sonora, Chapadão do Sul, Miranda, Porto Murtinho, Anaurilândia, Anastácio, Paranhos, Selvíria, Sidrolândia, Brasilândia, São Gabriel do Oeste, Ivinhema, Itaporã, Jateí, Batayporã, Guia Lopes da Laguna, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Vicentina, Santa Rita do Pardo, Tacuru, Sete Quedas e Naviraí, Dourados e Ponta Porã. 

Fonte: Jornalgrandourados