Durante a ação, foram encontradas 20 lascas de madeira, supostamente oriundas de exploração ilegal em uma área de reserva de domínio público
A PMA (Polícia Militar Ambiental) realizou, no último domingo (30), uma operação de fiscalização no Assentamento Indaiá IV, em Aquidauana. Durante a ação, foram encontradas 20 lascas de madeira, supostamente oriundas de exploração ilegal em uma área de reserva de domínio público.
No local, os policiais flagraram dois homens cortando árvores da espécie piúva, sem autorização do órgão ambiental competente. Ao perceber a presença da equipe, um dos suspeitos fugiu pela mata e não foi localizado. O outro, que continuou o desmatamento, foi abordado.
Os dois utilizavam motocicletas sem placa ou numeração visível, que foram apreendidas junto com a madeira extraída. O homem detido foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana, onde também foram entregues os materiais apreendidos.
Além da prisão, a PMA aplicou uma multa de R$ 5 mil por exploração de área de reserva.
“As áreas de reserva são essenciais para a conservação da biodiversidade, promovendo o equilíbrio ecológico e a proteção de espécies nativas da fauna e flora”, destacou o órgão em nota.
Fonte: Campograndenews