Um grupo de policiais militares usou bombas de gás para encerrar já na manhã desta sexta-feira (1º) um luau clandestino de Réveillon que era realizado na praia de Riviera de São Lourenço , em Bertioga , litoral Norte de São Paulo.
Os oficiais se posicionaram em formato de cordão e começou a se aproximar da aglomeração aos poucos. Quando chegou mais perto, começou a lançar os artefatos contra as pessoas que estavam na faixa de área. A multidão logo começou a se dispersar.
Com centenas de jovens ocupando o local para comemorar a chegada de 2021, a festa descumpria um decreto municipal.
Imagens que circulam pela internet mostram que os frequentadores estavam aglomerados e poucos usavam máscara, item de proteção obrigatório em todo o estado de São Paulo para evitar a proliferação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Outros vídeos também mostraram cenas de brigas entre os frequentadores, que ingeriram elevada quantidade de bebida alcoólica e colocaram música alta.
Bertioga havia proibido o acesso às praias, incluindo faixa de areia, jardins e calçadões, das 19h do dia 31 de dezembro até as 7h do dia 1º para conter aglomerações.
Por meio da secretaria de Segurança Pública, o governo estadual disse que os policiais foram hostilizados e alvos de arremessos de pedras, garrafas e pedaços de madeira.
“Foi necessário o uso de munições de menor potencial ofensivo para dispersar a multidão. Não houve registro de feridos ou detidos”, informou a PM.