Plano Clima Participativo: Aberta consulta pública para as estratégias na área de saúde

O Governo Federal está elaborando o Plano Clima Participativo e até o dia 25 de abril, a sociedade pode contribuir para a construção de estratégias para mitigar os impactos das mudanças climáticas na saúde da população. O Plano Setorial da Saúde, o AdaptaSUS, é parte essencial deste plano de governo, visando fortalecer a resiliência do setor de saúde frente aos impactos das mudanças climáticas.

Projeto criado pelo Ministério da Saúde, o AdaptaSUS estabelece estratégias e metas para adaptar o SUS às mudanças climáticas.  As alterações sugeridas pelo plano incluem medidas para proteger populações vulneráveis, melhorar a infraestrutura dos serviços de saúde e fortalecer a resposta a eventos climáticos extremos. Ele abrange o período de 2025 a 2035.

Para garantir uma ampla participação popular, a consulta pública ocorre na Plataforma Brasil Participativo, na qual cidadãos, organizações e especialistas podem sugerir, votar e comentar propostas relacionadas aos temas de mitigação e adaptação.

Plano Clima Participativo

O Plano Clima Participativo, uma iniciativa conjunta da Secretaria-Geral da Presidência, e dos ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O documento é estruturado em dois eixos principais: a mitigação, voltada para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e a adaptação, que busca transformar cidades, setores, populações e ecossistemas para lidar com os impactos da mudança climática. As propostas são construídas a partir de reuniões com conselhos, fóruns interconselhos e seminários, e agora podem ser aprimoradas e validadas com a participação da sociedade.

João Moraes
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde