Recife/PE – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (4/11) a Operação 4 Milhões, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada a saques fraudulentos de precatórios.
Participaram da deflagração 40 policiais federais, que cumpriram, em Recife/PE e em Moreno/PE, quatro mandados de busca e apreensão, bloqueio de contas bancárias, sequestro de imóvel e afastamento de sigilo bancário e fiscal de pessoas físicas. Todas as medidas cautelares foram expedidas pela 4ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.
As investigações começaram em outubro, quando a Caixa Econômica Federal descobriu o golpe levado a efeito por um advogado que apresentou uma Procuração Pública, lavrada no Cartório de Moreno/PE, com base em um documento de identidade falsificado, e conseguiu levantar o precatório no valor de R$ 4 milhões, na Agência da CAIXA, localizada no TRF da 5ª Região, em Recife.
A investigação busca identificar os demais membros desta ORCRIM, outros precatórios porventura sacados de forma fraudulenta, bem como o destino dos valores desviados.
Os integrantes da ORCRIM são investigados pela prática dos crimes de estelionato qualificado, associação criminosa, lavagem de dinheiro e constituir/integrar organização criminosa, cujas penas, se somadas, podem chegar a 30 anos de reclusão.
O nome da operação faz referência à quantia sacada de forma fraudulenta no valor de R$ 4 milhões.
Comunicação Social da Polícia Federal em Pernambuco
Fone: (81) 2137-4076
E-mail: [email protected]