PF detém uma pessoa por tráfico de drogas

São Paulo/SP. A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (16/12) um passageiro tentando embarcar com droga para a França e, em outra ação, conduziu três passageiros, acusados de importunação sexual, à delegacia.

Policiais federais, que fiscalizam passageiros e bagagens com o auxílio de cães farejadores e aparelhos de scanner corporal e raio-x, após a indicação do animal, abordaram um brasileiro, que embarcaria em voo para a França e encontraram sob suas vestes volumes contendo mais de 1 kg de cocaína. O suspeito foi preso por tráfico internacional de drogas.

De janeiro a novembro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos, 550 pessoas, 47% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (375 prisões), sendo apreendidas mais de duas toneladas de drogas. Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores, neste aeroporto.

O aumento, no número de presos, foi impulsionado pelas prisões de 169 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (neste mesmo período).

Em outra ação, policiais federais, acionados pelo comandante de uma aeronave proveniente do Chile, conduziram à delegacia três estrangeiros acusados de importunar sexualmente uma passageira, desde o momento em que ela embarcou. Segundo depoimento de testemunhas, os acusados teriam ingerido bebida alcoólica em excesso e, no decorrer de todo o voo, encaravam acintosamente as mulheres que estavam ao redor. Em desfavor dos acusados foi instaurado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de importunação sexual.

Comunicação Social da Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos
Tel: (11) 2445-2212

Fonte: Polícia Federal