São Paulo/SP. A Polícia Federal prendeu, entre os dias 21/11 e madrugada desta sexta-feira, 22/11, duas pessoas por tráfico de drogas e, no âmbito da Operação Carga Falsa (Fase II), cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária.
Policiais federais que operam cães farejadores, localizaram, em ações distintas, drogas sendo transportadas por dois passageiros que embarcariam para o Catar e para a Espanha. Na primeira ação, foi preso um brasileiro com mais de um 1 kg de cocaína dentro de chocolates e sabonetes.
A outra prisão realizada pelos policiais foi de uma brasileira que pretendia embarcar para a Espanha, levando quase 2 kg do mesmo entorpecente, dentro de volumes fixados ao seu corpo.
De janeiro a 21 de novembro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos, 545 pessoas, 47% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (371 prisões), sendo apreendidas mais de duas toneladas de drogas. Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores, neste aeroporto.
O aumento, no número de presos, foi impulsionado pelas prisões de 168 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (de janeiro a 21 de novembro deste ano), sendo que, no decorrer deste mês já foram presas 6 pessoas até a mesma data.
Na manhã da quinta-feira, 21/11, equipes de policiais federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária, na Fase II da Operação Carga Falsa, que investiga a inserção, no país, de produtos eletrônicos de alto valor, por funcionários de uma embaixada estrangeira. Na primeira fase da Operação, foi preso o motorista que havia tentado retirar a carga de 900 Kg, composta por celulares de alto valor.
Comunicação Social da Delegacia Especial no Aeroporto Internacional de São Paulo
Tel: (11) 2445-2212
Fonte: Polícia Federal