PF apreende dinheiro em operação que investiga roubo à Caixa Econômica Federal de Canguçu em 2018

Cerca de R$ 20 mil foram apreendidos nesta terça-feira (16). Mandados são cumpridos em três cidades gaúchas e em uma no Mato Grosso do Sul.

16/04/2019 10h41 – G1

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (16) dentro de uma investigação sobre o roubo à Caixa Econômica Federal de Canguçu, no Sul do Rio Grande do Sul, ocorrido em agosto de 2018. Foram apreendidos cerca de R$ 20 mil.

Mandados

três em Santa Cruz do Sul (RS)
cinco em Lajeado (RS)
um em Osório (RS)
um em Mundo Novo (MS)
Durante os mandados de busca, conforme a PF, um homem foi preso em flagrante porque estava com uma moto roubada. Ele não é um dos investigados pelo crime.

Quatro pessoas são investigadas no inquérito da Polícia Federal, sendo que uma delas morreu no assalto – que seria o chefe da quadrilha. A operação, no entanto, não tem mandados de prisão a serem cumpridos.

Esses suspeitos foram identificados e seguem tendo suas condutas apuradas. Eles deverão responder por roubo qualificado, associação criminosa, tentativa de homicídio, sequestro e dano ao patrimônio público.

No roubo ao banco, o grupo criminoso usou explosivos, armas, e fez um cordão humano para impedir a ação das forças de segurança. Na fuga, um policial ficou ferido na troca de tiros, além do suspeito morto.

A operação desta terça recebeu o nome de Jugular. A PF explica a escolha por ser uma importante veia responsável por transportar o sangue até o restante corpo, simbolizando a ligação da cabeça com outros membros. A referência se faz em razão do chefe da quadrilha (cabeça) ter morrido.

Polícia Federal apreende dinheiro em operação que investiga roubo à Caixa Econômica Federal de Canguçu — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Agência bancária foi atacada com explosivos em Canguçu — Foto: Imagens cedidas pela polícia