24/04/2014 12h30
A PIB está espalhada pelos bairros da cidade, como em Sanga Puitã, Jardim América, Residencial, Coophafronteira, Ipê II e Assentamento Itamarati.
Por: Dora Nunes
O pastor Milquizedeque Pereira de Almeida, da 1ª Igreja Batista de Ponta Porã, em entrevista a rádio 91.5 FM Cerro Corá e site Pontaporainforma, falou sobre a comemoração aos 89 anos de atuação na cidade, que teve seu início no ano de 1923, mas a data de 1 de setembro de 1925 é a data em que foi organizada como igreja com 6 membros.
Falando sobre a história da igreja em Ponta Porã, o pastor Milquizedeque disse que 1923, um senhor chamado Florêncio Ramos que trabalhava em uma construtora veio para a fronteira e começou a desenvolver um trabalho. Em 1924, o telegrafista Manoel Avelino veio para a fronteira e juntou-se a Florêncio onde desenvolveram o trabalho de evangelização nas casas, de forma modesta. Tanto Florêncio quanto Manoel vieram da igreja Batista de Campo Grande e em 1925 foi inaugurado o primeiro templo batista na cidade.
A igreja Batista é por muitos denominada “tradicional” ou “conservadora”. De acordo com a explicação do pastor, as igrejas conservadoras são aquelas históricas, onde o valor está na palavra; já as Pentecostais são aquelas que já tem uma manifestação do Espírito Santo de maneira mais aberta, assim como a forma dos cultos; as neo-pentecostais são aquelas que trouxeram elementos novos para o culto, com uma visão mais voltada as necessidades do homem.
Milquizedeque lembrou que a igreja possui membros que se confundem com a própria história da igreja, citando a senhora Edith, seu Félix Pelush, Carolina Pelush e que atualmente a Igreja Batista conta com aproximadamente 600 membros, mas as pessoas que participam do culto vai alem, com um número significante de visitantes que sempre são bem vindos.
A comemoração será com cultos aos sábados, batismo aos domingos pela manhã e culto de celebração a noite e muita coisa já está sendo programada para o Centenário. ” A comemoração aos 89 anos da PIB será uma festa caseira, para todos da fronteira e será no fim de agosto, nos dias 29,30 e 31″, afirmou o pastor.
A PIB está espalhada pelos bairros da cidade, como em Sanga Puitã, Jardim América, Residencial, Coophafronteira, Ipê II e Assentamento Itamarati.
Falando sobre a rotatividade de pastores, Milquizedeque disse que a igreja é uma família e que a mudança de pastor de 3 em 3 anos trás insegurança, tanto para a igreja como para o pastor. “Eu estou há 20 anos aqui e 17 anos como pastor, então, nós nos conhecemos pelo olhar, há um carinho, um respeito mútuo, então eu sei que essa igreja pode confiar em mim e eu confio na igreja que eu tenho e essa é a minha opinião, então eu acho que o pastor precisar chegar, ter filhos e pegar seus netos no colo”, afirmou Milquizedeque.
O templo da Primeira Igreja Batistas (PIB) fica na Rua Tiradentes esquina com a Antônio João com cultos aos domingos, a partir das 19 horas.