Dr. Bandeira, prefeito de Amambai, se comprometeu em auxiliar na adequação necessária dos espaços das Escolas das Aldeias Amambai e Limão Verde
21/05/2020 11h50 -DN
Na manhã dessa quinta-feira, dia 21 de maio de 2020, o Prefeito de Amambai/MS, Dr. Edinaldo Luiz de Melo Bandeira, recebeu em seu Gabinete a Comissão de organização dos espaços para atividades e aulas remotas nas Aldeias do Município de Amambai. Junto com a Secretária de Educação de Amambai, Zita Centenaro, Dr. Bandeira se comprometeu em auxiliar na adequação necessária dos espaços das Escolas das Aldeias Amambai e Limão Verde para a realização das atividades remotas de aproximadamente 120 acadêmicos(as) indígenas dos cursos da UEMS de Amambai e Ponta Porã. As atividades remotas deverão ser ofertadas em conformidade com a proposta aprovada pelo CEPE/UEMS no dia 19 de maio de 2020 que prevê a volta das atividades letivas da por meio remoto.
Em meio à insegurança gerada acerca das dificuldades da comunidade indígena na participação das aulas, membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE) de Dourados e Ponta Porã entraram em contato com o Prefeito Dr. Bandeira, o qual prontamente se comprometeu em ajudar. Além do DCE de Dourados e Ponta Porã também somam com as ações no apoio logístico o Centro Acadêmico de Ciências Sociais de Amambai, o Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS/UEMS), a Associação Guapoy, o Instituto de Planejamento Econômico e Social (IPES), a Gerência da Unidade da UEMS/Amambai e a Rádio Comunitária Auxiliadora 105.9FM. Ainda, de acordo com Dr. Bandeira, a partir do início da próxima semana as instalações das Escolas nas Aldeias estarão adequadas para receber os acadêmicos(as) para a realização das atividades remotas.
Participaram da reunião, o Prefeito Dr. Bandeira, a Secretária de Educação Zita Centenaro, e a comissão de Organização dos Espaços, composta por Fabricio Antonio Deffacci (coordenador do Mestrado na Uemes), José Brites dos Santos(acadêmico), Jayson de Souza Morais( Representante da Comunidade Indígena e egresso da UEMES/Amambai), Fernando Ricarte Silva(Acadêmico de Ciências Econômicas da UEMS e representante da Associação Guapoy).
No momento conturbado em que o mundo passa, ações como essa, faz acreditar que o mundo ainda tem solução e que o ser humano, ao invés de criticar o que é feito, procura junto às autoridades competentes, soluções para os desafios que aparecem.