18/07/2017 08h50
Município está localizado no sudoeste de MS
Midiamax
O município de Nioaque – a 187 quilômetros de Campo Grande- completa 127 anos de emancipação política nesta terça-feira (18). A cidade apesar de pequena, contando com aproximadamente 14.391 habitantes, é famosa por ser palco da “Retirada da Laguna”, durante a Guerra do Paraguai e também, por ser o Vale dos Dinossauros sul-mato-grossenses.
As festividades na cidade foram antecipadas, no último fim de semana, para que coincidissem com a entrega de obras pelo Governo do Estado. De acordo com a prefeitura da cidade, às 8 horas desta quarta-feira haverá a comemoração na Praça XV de Novembro.
Retirada da Laguna
Na última quinta-feira (13), foi feita a tradicional encenação dos 150 anos da Retirada da Laguna. O teatro reconta o episódio histórico ocorrido na Guerra do Paraguai em 1867.
A Retirada ocorreu entre 8 de maio e 11 de junho de 1867 e marcou a luta das tropas brasileiras contra as tropas paraguaias em situações adversas. As tropas brasileiras, lideradas pelo Coronel Carlos de Morais Camisão, foram forçadas a se retirar de Laguna, como única possibilidade de garantir a vida dos sobreviventes.
Dos três mil soldados enviados inicialmente para compor as tropas, apenas 700 sobreviveram. Seus nomes estão gravados em um monumento em Porto Canuto (na cidade de Anastácio).
Vale dos Dinossauros
Nioaque também é conhecida como Vale dos Dinossauros. Em 2007, paleontólogos encontraram pegadas de dinossauros que podem ter mais 100 milhões de anos. Os estudiosos estiveram no Rio Nioaque para a observação das formações rochosas e foram encontrados sítios arqueológicos.