Organização criminosa é alvo de operação em Sergipe e Alagoas

- Foto: Polícia Federal

Uma organização criminosa especializada em fraudar benefícios de amparo social ao idoso (BPC/LOAS) é alvo da operação Split, deflagrada na manhã desta sexta-feira (4), em Sergipe e Alagoas. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Penedo (AL), expedido pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Sergipe.

As investigações foram fundamentadas em investigações realizadas pela Polícia Federal, com a colaboração da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP) do Ministério da Previdência Social, em virtude de desdobramento da operação Melhor Idade deflagrada em janeiro de 2024, no Distrito Federal. A organização criminosa se utilizou de identidades falsas em nome de terceiros, com a finalidade de obtenção de benefícios assistenciais de amparo social ao idoso.

De acordo com a CGINP, o prejuízo causado pela fraude supera os R$ 100 mil.

O alvo responderá pelos crimes de estelionato previdenciário e organização criminosa.

A ação mobilizou seis policiais federais e contou com a participação da CGINP.

Há 25 anos, a Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. No Ministério da Previdência Social, cabe à Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Ascom/MPS

Conheça as redes oficiais do MPS:

Instagram: https://www.instagram.com/minprevidencia/
Threads: https://www.threads.net/@minprevidencia
X (ex-Twitter): https://twitter.com/minprevidencia
Facebook: https://www.facebook.com/minprevidencia
YouTube: https://www.youtube.com/@minprevidencia

Fonte: Ministério da Previdência Social