Antes de iniciar a sessão ordinária desta terça-feira, dia 3, o presidente da Câmara Municipal, Vereador Agnaldo, reuniu os vereadores para discussão do orçamento municipal previsto para o ano que vem de quase R$ 1 bilhão. O objetivo é apresentar propostas visando a melhoria dos serviços públicos para a população, principalmente no que tange ao atendimento na área da saúde nas unidades básicas e centros especializados.
O presidente Vereador Agnaldo destacou o trabalho que é desenvolvido pelos parlamentares no sentido de buscar soluções para as demandas da população. O setor da saúde é um dos que mais exigem investimentos e os vereadores vão apresentar ao município sugestões para dar agilidade nos atendimentos de consultas represadas com médicos especialistas e também na área de diagnósticos com exames de alta complexidade e cirurgias.
Todos os vereadores estão empenhados na busca de soluções e o presidente Vereador Agnaldo disse que através de gestão junto ao senador Nelsinho Trad foram destinados recursos da ordem de R$ 3 milhões para atender a população com a realização de exames complexos. “Os médicos solicitam e o setor de saúde precisa estar preparado para atender a população, apesar de ser reconhecido os grandes avanços que aconteceram nos últimos anos”, destacou Miudinho.
Os vereadores discutiram o setor de regulação da saúde em nível municipal e do Estado. Juntamente com o presidente Agnaldo vão buscar a Secretaria Municipal de Saúde para apresentar sugestões para dar mais agilidade no atendimento das pessoas que estão na fila de espera por consultas com especialistas ou mesmo para exames de diagnósticos médicos. Também se comprometeram a juntar forças para cobrar da Secretaria de Estado de Saúde maior celeridade na fila de regulação e destacaram que o grande número de pacientes encaminhados pelos municípios da região acaba congestionando a saúde de Ponta Porã.
A reunião contou com a presença dos seguintes vereadores: Agnaldo (presidente), Anny Espínola (1ª vice-presidente), Kleber Ortiz (1º secretário), Marcelino Nunes (2º vice-presidente), Angela Derzi, Edevaldo Mattoso Barbosa, Edinho Quintana, José Menino Júnior, Kamila Alvarenga, Neli Abdulahad, Lourdes Monteiro, Ricardo Torraca, Thiago Vedana e Waldecir Fernandes. Os vereadores Jelson Bernabé, Marquinhos e Vanderlei Avelino estavam com atendimentos em seus gabinetes e depois participaram das discussões no plenário.