Operação Mensa: 03 mandados de prisão e 04 mandados de busca e apreensão nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira-DEFRON, no âmbito da Operação Hórus/Programa Guardiães das Fronteiras, desencadeia a Operação Mensa e dá cumprimento a 03 mandados de prisão e 04 mandados de busca e apreensão, diligências realizadas nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

No dia 05/10/2022, policiais desta especializada, no âmbito da Operação Hórus/Programa Guardiães das Fronteiras, desencadeiam a Operação Mensa, que visa coibir os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas, contando com o apoio da DENAR/MS e da Polícia Civil de Palotina/PR, dando cumprimento a 03 mandados de prisão preventiva e 04 mandados de busca e apreensão domiciliar, tendo as diligências sido cumpridas nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

As investigações iniciaram-se no mês dezembro de 2021, por ocasião da prisão em flagrante de um caminhoneiro de 40 (quarenta) anos de idade, no dia 16/12/2021, pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF), por estar transportando 42,4 Kg (quarenta e dois quilogramas e quatrocentos gramas) de PASTA BASE DE COCAÍNA em um caminhão baú, quando trafegava pela BR 163, Distrito de Anhanduí, Campo Grande/MS, entorpecente avaliado em R$ 2.120.000,00 (dois milhões e cento e vinte mil reais) nos grandes centros. Ressalta-se que o motorista do caminhão estava transportando uma mesa de madeira no compartimento de cargas, justamente para passar pelas fiscalizações das forças de segurança sem levantar suspeita, sendo um modus operandi típico de quem atua na seara do tráfico de drogas, ou seja, para acobertar a carga ilícita (droga) eles transportam uma carga lícita com a devida nota fiscal.

Posteriormente à prisão do caminhoneiro (J.R.), foi possível apurar que ele fazia parte de uma organização criminosa especializada no transporte de entorpecente, mais especificamente COCAÍNA, para o Estado de São Paulo partindo do município de Campo Grande/MS, comandada por J.R.D., de 50 anos de idade, preso na data de hoje na Cidade Morena. Ainda, apurou-se que o irmão de J.R. e sua cunhada, um homem de 37 anos e uma mulher de 33 anos de idade, também integravam a organização criminosa gerida por J.R.D., atuando no transporte de entorpecente, inclusive estavam atuando como batedores no dia em que J.R. foi preso, tendo ambos sido presos na data de hoje em virtude de cumprimento de mandado de prisão preventiva; o homem foi preso no município de Assis/SP e a mulher no município de Palotina/PR. Na cidade paranaense também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar para colher mais indícios dos crimes investigados.

Além das prisões e das buscas, também foram sequestrados bens e valores dos integrantes da organização criminosa adquiridos com o lucro da traficância de drogas, quais sejam, dois imóveis localizados no município de Campo Grande/MS, dois automóveis e os valores existentes em todas as contas bancárias vinculadas aos CPFs dos indiciados, objetivando combater o branqueamento dos lucros advindos da atividade ilícita, notadamente no que cinge à aquisição de imóveis e automóveis.

Durante as diligências de busca e apreensão foram apreendidos aparelhos celulares que serão analisados pelo setor de inteligência desta especializada. Ademais, os presos foram interrogados e ficaram custodiados nos municípios em que os mandados de prisão foram cumpridos aguardando o pronunciamento judicial. As investigações prosseguem visando colher mais elementos probatórios.

O nome da operação, Mensa, palavra em latim que significa “mesa”, faz alusão à carga lícita que o motorista do caminhão transportava no momento do flagrante na cidade de Campo Grande/MS.