ONGs celebram última semana do Outubro Rosa com ações gratuitas

No mês da prevenção do câncer de mama, ONG Cabelegria amplia agenda de cortes solidários
Foto: Divulgacao

No mês da prevenção do câncer de mama, ONG Cabelegria amplia agenda de cortes solidários

A última semana de Outubro Rosa, mês da conscientização contra o câncer de mama, contará com diversos eventos que buscam auxiliar as vítimas da doença ao redor do país. As ONG’s Cabelegria e a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo (SBM-SP) irão oferecer cortes solidários, doação de sutiãs e micropigmentação para potenciais doadoras e pacientes do SUS.

Entre no canal do iG Delas no Telegram  e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Cabelegria

Para seguir transformando positivamente a vida de mulheres e crianças em tratamento oncológico por todo país, a ONG Cabelegria preparou uma agenda especial de cortes solidários para o Outubro Rosa, mês da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama.

Fundada em 2013, a ONG que arrecada cabelo, confecciona e distribui perucas realizará ações com cortes gratuitos pelo estado de São Paulo e Rio de Janeiro, durante todo mês de outubro.

Quem quiser aproveitar a oportunidade para fazer este lindo gesto de doação, precisa ficar atento a alguns critérios: o cabelo tem que ter no mínimo 20 centímetros, precisa estar limpo e o atendimento é feito com distribuição de senhas por ordem de chegada.

Nos locais dos cortes, o Banco de Perucas móvel também estará presente, promovendo a doação de perucas para aumentar a autoestima das pacientes oncológicas. Quem deseja retirar uma precisa ter em mãos o laudo médico, comprovante de quimioterapia, RG e CPF.

Em São Paulo (SP), o Shopping Penha, o Shopping Mais, a Avenida Paulista e o Hospital Darcy Vargas receberão as doações. No Rio de Janeiro (RJ), o Ilha Plaza Shopping e o supermercado Freguesia de Jacarepaguá e de Campo Grande também receberão os cortes.

Em Cotia (SP), as doações podem ser realizadas na fábrica Quartzolit, e, em Santo André (SP), os cortes serão feitos no Grand Plaza Shopping. 

Durante o Outubro Rosa, a ONG está com marcas parceiras para ampliar a arrecadação e, consequentemente, o trabalho realizado por todo Brasil.

Na Sephora, por exemplo, a cada duas fragrâncias Bvlgari vendidas, uma peruca será doada para uma paciente. É o terceiro ano desta ação e mais de mil pacientes já foram beneficiadas. Só em 2022, a meta é conseguir entregar 600 perucas. A compra pode ser feita pelo site da Sephora ou presencialmente nas lojas.

SBM-SP

Já para a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional São Paulo (SBM-SP),  a última semana será marcada por meio de duas parcerias: a doação de sutiãs funcionais e de procedimentos de micropigmentação de aréolas a pacientes do SUS de São Paulo que passaram pela reconstrução mamária. As doações valem para o ano todo.

As mulheres mastectomizadas costumam enfrentar dificuldades para encontrar sutiãs adequados. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, menos de 10% das mulheres que passam por retirada da mama saem dos centros cirúrgicos com os seios reconstruídos.

A SBM-SP tem parceria com a Madah Lingerie, que confecciona os sutiãs funcionais, e basta aos mastologistas associados à SBM-SP encaminharem suas pacientes do SUS para que elas retirem a peça, gratuitamente, na loja, no bairro do Itaim.

Micropigmentação de aréola

Voltar a ter a aréola e o mamilo é uma etapa muito importante na cirurgia de câncer de mama, principalmente em relação à autoestima da paciente que passou por uma mastectomia.

A parceria com o Instituto Valéria Yoshino prevê que a profissional ofereça gratuitamente procedimentos de micropigmentação do complexo aréolo-papilar (CAP). Valéria tem especialização na Inglaterra e Espanha em micropigmentação paramédica.

Benefícios do SBM valem o ano todo e são para pacientes com câncer de mama que passam por mastectomia
Foto: Divulgacao

Benefícios do SBM valem o ano todo e são para pacientes com câncer de mama que passam por mastectomia

Da mesma forma como na doação de sutiãs, basta ao médico associado à SBM-SP encaminhar a paciente do SUS à profissional, que tem clínica no bairro da Chácara Santo Antônio.

A próxima sessão de procedimentos de micropigmentação está prevista para o dia 1º de novembro.

Fonte: IG Mulher